A formação docente na perspectiva da inclusão escolar sob a ótica de pesquisas de mestrado e doutorado em educação

Autores

  • Rafaela Geschonke Dal Bó Vision College
  • Marlene Zwierewicz Alto Vale do Rio do Peixe University
  • Juan Miguel González Velasco University of San Andrés
  • Márcia de Souza Lehmkuhl Alto Vale do Rio do Peixe University
  • Joel Haroldo Baade Alto Vale do Rio do Peixe University

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460x202257177

Palavras-chave:

formação docente; educação inclusiva; Ensino Fundamental.

Resumo

A educação inclusiva tem entre suas condições iniciativas de formação docente que oportunizem práticas pedagógicas comprometidas com as singularidades dos estudantes. Considerando tal comprometimento, este artigo tem como objetivo sistematizar contribuições para a formação docente na perspectiva da inclusão escolar, analisadas em pesquisas de mestrado e doutorado em Educação, publicadas entre 2016 e 2019 no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Elas foram selecionadas por meio dos descritores “inclusão escolar”, “formação docente”, “Ensino Fundamental”. Teoricamente, a pesquisa estrutura-se com o apoio de autores como Campos (2009), Marques et al. (2020), Nóvoa (1999, 2017, 2019) e Zwierewicz et al. (2020). Metodologicamente, priorizaram-se a pesquisa bibliográfica e a abordagem qualitativa. Entre os resultados, evidenciaram-se a formação docente como um dos pilares para a construção da inclusão escolar, a relevância da criatividade e do trabalho colaborativo e a importância de os docentes atuarem em ambientes que lhes possibilitem ressignificar a realidade enquanto se ressignificam, mobilizando-se a partir de reflexões sobre as próprias práticas pedagógicas e da valorização de iniciativas comprometidas com princípios da inclusão escolar.

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Dal Bó, R. G., Zwierewicz, M. ., Velasco, J. M. G., Lehmkuhl, M. de S., & Baade, J. H. (2022). A formação docente na perspectiva da inclusão escolar sob a ótica de pesquisas de mestrado e doutorado em educação. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 38(1). https://doi.org/10.1590/1678-460x202257177