Leitura e compreensão de imagens táteis por estudante cego congênito:

estudo de caso

Autores

  • Daniele Siqueira Veras Centro Universitário São Miguel
  • Sandra Patrícia Ataíde Ferreira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460x202257183

Palavras-chave:

Cegueira. Leitura. Imagens táteis.

Resumo

Este trabalho se propôs a apreender como cegos congênitos compreendem imagens a partir de recursos táteis. Para alcançar este objetivo, aporta-se na perspectiva histórico-cultural de Lev Vigotski. Participou da pesquisa um estudante cego congênito. O caminho metodológico caracterizou-se pela realização de cinco entrevistas: uma entrevista inicial, outra após a leitura de cada material e uma entrevista final e sessões de leitura que foram realizadas com um total de três imagens adaptadas com recursos táteis: em relevo, em 3D e pontilhado. Como proposta de análise para as entrevistas com o participante foram utilizados os Núcleos de Significação e para a análise das leituras de imagens adaptadas, foram utilizadas categorias baseadas nas teorias de Jolly (2007) e Santaella (2012). Os achados apontam para a influência da história do sujeito como leitor e seu conhecimento prévio sobre a compreensão das imagens táteis nos momentos de leitura, bem como as experiências anteriores com adaptações táteis. O material pontilhado foi aquele apontado como o que proporciona melhor leitura, enquanto o material em alto relevo, foi identificado como o mais difícil de realizar a leitura tátil.

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Veras, D. S., & Ferreira, S. P. A. (2022). Leitura e compreensão de imagens táteis por estudante cego congênito:: estudo de caso. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 38(1). https://doi.org/10.1590/1678-460x202257183