Nem todo surdo é igual:

discussões interseccionais preliminares na educação de surdos

Autores

  • Sandra Regina Leite de Campos Universidade Federal de São Paulo
  • Nanci Araújo Bento Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460x202257202

Palavras-chave:

Interseccionalidade. Negro Surdo. Educação de Surdos.

Resumo

O presente artigo traz um recorte teórico de pesquisas desenvolvidas pelas autoras nas áreas e subáreas de estudos surdos, interseccionalidade e ensino para surdos na educação básica. Propõe-se discutir a temática da interseccionalidade relacionada ao campo dos Estudos Surdos na educação básica. O artigo reflete sobre os atravessamentos interseccionais que envolvem a comunidade negra surda, em detrimento dos hiatos epistêmicos, sobretudo a falta de discussão sobre as questões étnico-raciais na educação de surdos. Aporta-se nos referenciais teóricos de Buzar 2012; Pereira E Pereira 2013; Silvestre 2014; Solomon 2018; Ferreira 2018; Santos 2019; Chapple 2021; Brito et al.2021. A metodologia fundamenta-se na revisão bibliográfica e no estudo qualitativo-descritivo de pesquisas brasileiras, circunscritas ao período de 2005 a 2021, relacionadas aos temas “interseccionalidade” e “surdez” nos sistemas de informação dos trabalhos acadêmicos das instituições de ensino superior do país, além de análises de artigos e observações empíricas que versam sobre a negritude surda no campo educacional brasileiro. Os dados compilados permitem evidenciar lacunas epistêmicas e incipiências de pesquisas acadêmicas sobre aspectos interseccionais e multiculturais que vão além de gênero, raça e surdez.

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Campos, S. R. L. de, & Bento, N. A. (2022). Nem todo surdo é igual:: discussões interseccionais preliminares na educação de surdos. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 38(1). https://doi.org/10.1590/1678-460x202257202