Inclusão como modo de viver:

bem viver

Autores

  • Ettiène Guérios Universidade Federal do Paraná
  • Izabel Petraglia Universidade Metodista de São Paulo
  • Maximina M. Freire Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460x202257204

Palavras-chave:

Inclusão/Exclusão; Complexidade; Linguagem.

Resumo

Este artigo tem por objetivo trazer à reflexão e discutir inclusão, sob a perspectiva da complexidade de Edgar Morin, visando a uma construção argumentativo-conceitual que dê a esse construto a conotação de modo de vida. Trata-se de um estudo teórico-documental que articula elementos constitutivos da tríade inclusão-complexidade-linguagem, cujos sentidos mantêm estreita relação com os operadores cognitivos do pensamento complexo, pois evidenciam formação e movimentos, ao mesmo tempo, hologramáticos, recursivos e dialógicos, em direção a uma tetralógica de ordem, desordem, interações e organizações, comuns aos sistemas vivos. A tríade é discutida à luz das ideias que versam sobre a complexidade no campo da Educação e de sua interface com a área da linguagem, mais especificamente, com a Linguística Aplicada. A discussão é tecida de forma entrelaçada, por meio de binômios interdependentes que emergiram da convergência dos elementos da tríade com a centralidade teórica da complexidade humana. Os binômios que perpassam a discussão são: (1) singularidade – mundialização, (2) condição humana – ação, e (3) linguagem(ns) – inclusão/exclusão. Finalizando o artigo, apresentamos nossas considerações sobre inclusão, entendida como modo de viver, bem viver – bem pensar.

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Guérios, E., Petraglia, I. ., & Freire, M. M. (2022). Inclusão como modo de viver:: bem viver. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 38(1). https://doi.org/10.1590/1678-460x202257204