Recursos textuais para a construção de conhecimento classificativo - as taxonomias em manuais escolares de Ciências Naturais

Autores

  • Marta Filipe Alexandre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria http://orcid.org/0000-0003-2898-8762
  • Fausto Caels Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS-IPL), Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC) da Universidade de Coimbra
  • Luís Filipe Barbeiro Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS-IPL), Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC) da Universidade de Coimbra
  • Ângela Quaresma Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS-IPL), Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC) da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460X202339457469

Palavras-chave:

género, manuais escolares, ciências naturais, classificação científica, relatório classificativo

Resumo

Este artigo incide sobre a construção linguística do conhecimento científico, no contexto de ensino-aprendizagem. Tem como objetivos traçar a estrutura organizacional dos textos inseridos em manuais escolares e identificar os recursos lexicais envolvidos na verbalização dos sistemas de classificação. O estudo é enquadrado pela Linguística Sistémico--Funcional (Halliday, 2014) e pelos Estudos de Género da Escola de Sydney (Martin & Rose, 2008). Metodologicamente, constituiu-se um corpus de 100 textos apresentados em manuais de Ciências Naturais (2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico), usados em Portugal. Procedeu-se à identificação das etapas estruturais dos textos, segundo as etapas definidoras do género Relatório Classificativo, e caracterizou-se a etapa Sistema de Classificação, focando os elementos semânticos e sua realização lexicogramatical. Como resultado, verificam-se uma ausência significativa de etapas definidoras, a par da presença da etapa opcional Orientação, e o uso irregular dos elementos semânticos do Sistema de Classificação, cujas realizações lexicogramaticais nem sempre se inscrevem no domínio classificativo. Defende-se a necessidade da tarefa de explicitação aos estudantes das coordenadas contextuais e textuais dos géneros classificativos, para otimizar a compreensão e a produção de textos científicos.

Biografia do Autor

Marta Filipe Alexandre, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria

Marta Filipe Alexandre é Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria desde outubro de 2013. Doutorada em Linguística e Especialista em Análise do Discurso pela Universidade de Lisboa, tem lecionado em vários cursos de Licenciatura Politécnico de Leiria, destacando-se: Educação Básica, Comunicação e Media, Tradução e Interpretação Português-Chinês/Chinês-Português e Língua Portuguesa Aplicada. Atualmente integra o corpo docente do curso de Terapia da Fala, da Escola Superior de Saúde de Leiria, onde assegura as disciplinas da área de especialidade da Linguística. É membro integrado do CELGA-ILTEC e investigadora do Grupo de Trabalho sobre Discurso e Práticas Discursivas Académicas. Desenvolve investigação sobre a representação discursiva no âmbito de temáticas específicas como o conhecimento especializado, a identidade nacional e os hábitos alimentares. Publicou 1 livro, 3 artigos em revistas especializadas, 8 capítulos de livros, tendo editado 3 livros. Co-orientou uma dissertação de Mestrado e encontra-se, no momento, a orientar uma tese de doutoramento e uma dissertação de mestrado.

Fausto Caels, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS-IPL), Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC) da Universidade de Coimbra

Professor Adjunto, ESECS-Politécnico de Leiria; Membro integrado, CELGA-ILTEC

Luís Filipe Barbeiro, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS-IPL), Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC) da Universidade de Coimbra

Professor Coordenador Principal, ESECS-Politécnico de Leiria; Membro integrado, CELGA-ILTEC

Ângela Quaresma, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS-IPL), Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC) da Universidade de Coimbra

Bolseira de Investigação

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Alexandre, M. F., Caels, F., Barbeiro, L. F., & Quaresma, Ângela. (2023). Recursos textuais para a construção de conhecimento classificativo - as taxonomias em manuais escolares de Ciências Naturais. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 39(4). https://doi.org/10.1590/1678-460X202339457469

Edição

Seção

Artigos