Costurando narrativas:

engajando-se em tarefas para uma outra internacionalização

Autores

  • Ana Cecília Cossi Bizon Unicamp
  • Bruna Elisa Frazatto Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460x202259456

Palavras-chave:

internationalisation of higher education; academic mobility; Portuguese as an Additional Language; abyssal line.

Resumo

Pensando uma Linguística Aplicada em interface com outras áreas, conforme visualiza Cavalcanti (2006), nos inspiramos no conceito de uma outra globalização, cunhado pelo geógrafo Milton Santos para propor este artigo.  Sendo a internacionalização do ensino superior um processo que circunda nossas pesquisas, o investigamos com desconfiança a fim de pensar, ainda que de forma inicial, em uma outra internacionalização. Apresentamos duas cenas narrativas que aconteceram na Universidade Estadual de Campinas cujos protagonistas foram estudantes estrangeiros de graduação pertencentes a diferentes convênios/programas de mobilidade. Todos os participantes faziam/fizeram aulas de Português como Língua Adicional (PLA) no momento de interação. Tais narrativas indexicalizam o processo de internacionalização da universidade, e a nosso ver, refletem experiências limitadas de reterritorialização por diferentes ângulos. Considerando as localidades do contexto, propomos algumas lições, inclusive relacionadas a políticas de PLA, a serem aprendidas e postas em prática a fim de uma outra internacionalização.

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Publicado

2023-09-09

Como Citar

Bizon, A. C. C., & Frazatto, B. E. (2023). Costurando narrativas:: engajando-se em tarefas para uma outra internacionalização. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 38(4). https://doi.org/10.1590/1678-460x202259456