EEG quantitativo nos estudos sobre linguagem verbal em distúrbios cognitivos: uma revisão sistemática

Autores

  • KLEBER PINTO UFBA
  • José Garcia Vivas Miranda UFBA

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460X202440366182

Palavras-chave:

EEG quantitativo, Cérebro, Linguística, Linguagem verbal, Distúrbios cognitivos

Resumo

O uso do eletroencefalograma – EEG, com abordagem quantitativa, tem servido ao propósito de compreender o funcionamento do cérebro durante tarefas linguísticas. Há estudos que discutem o papel das frequências sobre a atividade cerebral em casos de distúrbios cognitivos que resultam em prejuízo linguístico. O objetivo deste estudo é centralizar e consolidar as pesquisas que discutem e detalham a presença e função das frequências no funcionamento cerebral, com uso de EEG quantitativo, analisando-as durante tarefas aplicadas a pacientes que apresentam algum tipo de distúrbio cognitivo relacionado a prejuízos linguísticos. O método é de revisão sistemática, com a busca, classificação e análise de pesquisas publicadas, até agosto de 2023, realizada em duas bases de dados (PubMed e Scopus). Os resultados gerais, de 11 publicações selecionadas (2006 a 2020), descrevem a região frontal e parietal do hemisfério esquerdo como de maior relevância para a competência linguística, onde a ocorrência mais significativa de delta e theta ou significativamente menor de beta e gamma, comparados a grupos controle, estão correlacionadas a prejuízos no desempenho das tarefas e a sintomas característicos dos distúrbios estudados.

Biografia do Autor

KLEBER PINTO, UFBA

Doutorando no Programa Multi-institucional e Multidisciplinar de Difusão do Conhecimento da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação no programa de Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - GESTEC da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduado em Letras Vernáculas na UFBA. Professor de língua portuguesa e, atualmente, servidor técnico da Universidade do Estado da Bahia. É integrante do grupo NeuroRedes do Laboratório de Bio-Sistemas (LaBios), Núcleo de Inovação Tecnológica em Reabilitação (NITRE - UFBA), onde atualmente desenvolve pesquisas sobre redes semânticas e em neurociência, com foco em estados alterados de consciência e linguagem verbal.

José Garcia Vivas Miranda, UFBA

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1997) e doutorado em Ciencias Ambientais - Universidad de La Coruña (2000). Atuou como pesquisador em regime de pós-doutoramento em duas ocasiões na universidade de La coruña - ES e uma vez na Universidade de Harvard - USA. Atualmente é professor da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de sistemas complexos, com ênfase em modelos computacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: fractais, redes complexas, modelos computacionais, neurociência e biomecânica.

Referências

Chomsky, N. (2005). Novos horizontes no estudo da linguagem e da mente. Editora UNESP (New horizons in the study of language and mind, 2000).

Crow, T.J. (2004). Directional asymmetry is the key to the origin of the modern Homo sapiens (the Broca-Annett axiom). Laterality, 9, 233–242. https://doi.org/10.1080/13576500342000374

França, A. I., Ferrari, L., & Maia, M. (Eds.). (2018). A Linguística no século XXI: convergências e divergências no estudo da linguagem. Contexto.

França, A. I., Cagy, M., & Infantosi, A. F. C. (2017). An ERP study of kind-denoting nouns in subject position in Brazilian Portuguese. Revista de Estudos da Linguagem, 25(3), 1433-1461. http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/11359

Friederici, A. D. (2011). The brain basis of language processing: from structure to function. Physiol Rev, 91, 1357–1392. https://doi.org/10.1152/physrev.00006.2011

Ganushchak, L. Y., Christoffels, I. K., & Schiller, N. O. (2011). The use of electroencephalography in language production research: a review. Frontiers in Psychology, 2, 01-10. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2011.00208

Gaudet, I., Hüsser, A., Vannasing, P., & Gallagher, A. (2020). Functional Brain Connectivity of Language Functions in Children Revealed by EEG and MEG: A Systematic Review. Frontiers in Human Neurosciences, 14, 01-10. https://doi.org/10.3389/fnhum.2020.00062

Gouveia, A. C. (2011). Current Advances in Neurolinguistics: the use of electroencephalography (EEG) to study language. Revista LinguíStica, 7(2), 43-51. https://revistas.ufrj.br/index.php/rl/article/view/4463/3235

Hale, T. S., Smalley, S. L., Walshaw, P. D., Hanada, G., Macion, J., McCracken, J. T., McGough, J. J., & Loo, S. K. (2010). Atypical EEG Beta Asymmetry in Adults with ADHD. Neuropsychologia, 48(12), 3532-3539. https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2010.08.002

Harmony, T. (2013). The functional significance of delta oscillations in cognitive processing. Frontiers in Integrative Neuroscience, 7, 01-10. https://doi.org/10.3389/fnint.2013.00083

Lage, A. C. (2013). Análise de novos dados linguísticos: a eletroencefalografia em neurociência da linguagem. Revista FSA, 10(1), 153-172. http://dx.doi.org/10.12819/2013.10.1.9

Oliveira, A. M. R. de O. H. (2013). As Neurociências ao serviço da linguagem. Lingvarvm Arena, 4, 39-63. https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/12006.pdf

Penolazzi, B., Spironelli, C., Vio, C., & Angrilli, A. (2010). Brain plasticity in developmental dyslexia after phonological treatment: A beta EEG band study. Behavioural Brain Research, 209, 179-182. https://doi.org/10.1016/j.bbr.2010.01.029

Penolazzi, B., Spironelli, C., & Angrilli, A. (2008). Delta EEG activity as a marker of dysfunctional linguistic processing in developmental dyslexia. Psychophysiology, 45(6), 1025-1033. https://doi.org/10.1111/j.1469-8986.2008.00709.x

Power, A. J., Colling, L. J., Mead, N., Barnes, L., & Goswami, U. (2016). Neural encoding of the speech envelope by children with developmental Dyslexia. Brain & Language, 160, 1-10. https://doi.org/10.1016/j.bandl.2016.06.006

Spironelli, C., Penolazzi, B., Vio, C., & Angrilli, A. (2006). Inverted EEG theta lateralization in dyslexic children during phonological processing. Neuropsychologia, 44(14), 2814-2821. https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2006.06.009

Spironelli, C., Penolazzi, B., & Angrilli, A. (2008). Dysfunctional hemispheric asymmetry of theta and beta EEG activity during linguistic tasks in developmental dyslexia. Biological Psychology, 77(2), 123-131. https://doi.org/10.1016/j.biopsycho.2007.09.009

Spironelli, C., & Angrilli, A. (2009). EEG delta band as a marker of brain damage in aphasic patients after recovery of language. Neuropsychologia, 47(4), 988-994. https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2008.10.019

Spironelli, C., & Angrilli, A. (2010). Developmental aspects of language lateralization in delta, theta, alpha and beta EEG bands. Biological Psychology, 85(2), 258-267. https://doi.org/10.1016/j.biopsycho.2010.07.011

Spironelli, C., Angrilli, A., Calogero, A., & Stegagno, L. (2011). Delta EEG Band as a Marker of Left Hypofrontality for Language in Schizophrenia Patients. Schizophrenia Bulletin, 37(4), 757-767. https://doi.org/10.1093/schbul/sbp145

Spironelli, C., Manfredi, M., & Angrilli, A. (2013). Beta EEG band: A measure of functional brain damage and language reorganization in aphasic patients after recovery. Science Direct – Cortex, 49(10), 2650-2660. https://doi.org/10.1016/j.cortex.2013.05.003

Spironelli, C., & Angrilli, A. (2015). Language-related gamma EEG frontal reduction is associated with positive symptoms in schizophrenia patients. Schizophrenia Research, 165(1), 22-29. http://dx.doi.org/10.1016/j.schres.2015.04.003

Spironelli, C., Maffei, A., Romeo, Z., Piazzon, G., Padovan, G., Magnolfi, G., Pasini, I., Homen, F. G., Concari, G., & Angrilli, A. (2020). Evidence of language-related left hypofrontality in Major Depression: An EEG Beta band study. Scientific Reports, 10. https://doi.org/10.1038/s41598-020-65168-w

Publicado

2024-12-28

Como Citar

Monteiro Pinto, K., & Vivas Miranda, J. G. (2024). EEG quantitativo nos estudos sobre linguagem verbal em distúrbios cognitivos: uma revisão sistemática. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 40(3). https://doi.org/10.1590/1678-460X202440366182

Edição

Seção

Artigos