Seis propósitos comunicativos no discurso de editores de revistas científi cas

Autores

  • Omar Sabaj Universidad de La Serena, Chile. Prodicyt, Centro de investigación, La Serena, Chile.
  • Cristian González Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Valparaíso, Chile. Prodicyt, Centro de investigación, La Serena, Chile.

DOI:

https://doi.org/10.1590/delta.v29i1.8700

Palavras-chave:

Gêneros discursivos, Gênero editorial, Revistas Científicas, Propósitos comunicativos

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar e caracterizar os propósitos comunicativos do discurso do editor nas revistas científicas, denominado ‘gênero editorial’, independente dos rótulos que lhe são atribuídos nas revistas. Num estudo recente de Sabaj, Matsuda e Fontes (2010), com respeito às características das revistas científicas no âmbito chileno, observa-se uma grande diversidade de gêneros na produção e comunicação científica. O conceito de gênero se define a partir dos propósitos comunicativos utilizados na comunidade discursiva que os produz. O objetivo deste estudo foi identificar os propósitos comunicativos do discurso do editor das revistas científicas chilenas. Embora estes textos tenham características comuns em todas as revistas (só aparecem uma vez e sempre no início da revista), seus propósitos comunicativos particulares não têm sido descritos em detalhes. Numa análise prévia da produção científica do Chile, foi observado que, de 14.460 dados analisados, cerca de 10%, correspondem ao discurso do editor. A partir de um livro de códigos, foram identificados seis propósitos comunicativos dos textos que compõem o gênero editorial das revistas científicas. Assim, os editoriais das revistas científicas cumprem com seis propósitos comunicativos: 1) Agradecimentos, 2) Opiniões, 3) Discursos da revista sobre a revista, 4) Homenagens, 5) Informações sobre eventos da comunidade e 6) Apresentações dos artigos daquela edição. Os resultados permitem concluir, ainda, que tanto os propósitos comunicativos como os rótulos (classes textuais) que são utilizados para denominar o discurso do editor, variam através das áreas da ciência.

Biografia do Autor

Omar Sabaj, Universidad de La Serena, Chile. Prodicyt, Centro de investigación, La Serena, Chile.

Dr. en Lingüística, Profesor en el Departamento de Artes y Letras de la Universidad de La Serena

Cristian González, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Valparaíso, Chile. Prodicyt, Centro de investigación, La Serena, Chile.

Dr. en Lingüística, Profesor en el Departamento de Literatura y Ciencias del Lenguaje de la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso

Publicado

2014-04-23

Como Citar

Sabaj, O., & González, C. (2014). Seis propósitos comunicativos no discurso de editores de revistas científi cas. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 29(1). https://doi.org/10.1590/delta.v29i1.8700

Edição

Seção

Artigos