LETRAMENTO & LETRAMENTOS: UMA PERSPECTIVA SÓCIOCULTURAL DOS USOS DA ESCRITA

Márcia Regina Terra

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar uma retrospectiva de estudos sobre o letramento(s), para defender os usos da escrita em contextos educacionais a partir de proposições dos Novos Estudos do Letramento, uma visão transdisciplinar que assume uma abordagem sócio-cultural da linguagem e do letramento (Cf. Barton, Heath, Gee, Graff, Marcushi, Rojo, Signorini, Soares, Ribeiro etc.). São problematizadas questões tais como: se existe ou não consenso no campo do letramento; a natureza da crise do letramento escolar; se a tecnologia demanda letramentos mais sofisticados; as relações entre leitura/escrita poder e cultura; como novos letramentos impactam os letramentos na sala de aula etc. Concluo que a perspectiva dos Novos Estudos do Letramento é um caminho profícuo para a (re)definição de um letramento escolar capaz de possibilitar ao aluno chances de aplicar em sua vida extraclasse os conteúdos que ele está aprendendo na escola.

Palavras-chave


letramentos/letramento; leitura/escrita; Novos Estudos do Letramento

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DOI: https://doi.org/10.1590/delta.v29i1.9865

Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X