Language practices in classroom reality: contributions of ethnographic research perspective in Applied Linguistics
Keywords:
Pesquisa de cunho etnográfico, epistemologia, práticas de linguagem, contextos escolaresAbstract
Neste trabalho discuto princípios da perspectiva etnográfica que orientam estudos acerca de práticas de linguagem em contextos escolares no grupo de pesquisa Educação Linguística e Pós-colonialismo. Diante de uma política globalizada, a reflexão crítica sobre práticas de linguagem em contextos escolares tornou-se imperativa. Destaco a necessidade da pesquisa nesses espaços ser pensada a partir de paradigmas epistemológicos que contemplem as exigências da contemporaneidade. Apresento, a partir de resultados de investigações em salas de aula de línguas, exemplos de práticas de linguagem que evidenciam usos translingues e performances linguísticas criativas. Essas manifestações linguísticas, muitas vezes consideradas à margem sob a ótica dos cânones racionalistas, podem ser consideradas legítimas quando problematizadas por paradigmas epistemológicos que dão sentido à prática.Downloads
How to Cite
Lucena, M. I. P. (2015). Language practices in classroom reality: contributions of ethnographic research perspective in Applied Linguistics. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 31(4). Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/22220
Issue
Section
Articles