Como alunos brasileiros expressam modalidade por meio de verbos e advérbios em sua escrita: um estudo de corpus baseado em n-grams

Autores/as

  • Adriana Maria Tenuta Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Larissa A M Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Bárbara Malveira Orfanó Universidade Federal de São João del Rei

Palabras clave:

corpora de aprendizes, modalidade, modais, advérbios.

Resumen

Com base na visão de modalidade do arcabouço teórico da sintaxedescritiva, este trabalho analisou um corpus de aprendizes em comparaçãocom um corpus de falantes nativos do inglês com o objetivo de identifi carpadrões diferenciados na expressão de valores modais. Para tanto, oestudo concentrou sua análise em n-grams contendo verbos modais eadvérbios que expressam modalidade. Essa análise revelou a prevalênciados valores modais epistêmicos em ambos os corpora, bem como aexistência de padrões distintos na expressão desse tipo de modalidade.No corpus de não-nativos, percebeu-se uma expressão mais restrita damodalidade quando comparada à do corpus de nativos. No corpus denativos, houve uma prevalência de advérbios com sentido modalizador.Nessa comparação, percebeu-se também um uso diferenciado de algunsverbos modais. Este estudo pode contribuir para a área emergente dosestudos linguísticos de corpora e para a área da sintaxe, com possíveisimplicações para o ensino de escrita acadêmica em inglês.

Publicado

2015-07-01

Cómo citar

Tenuta, A. M., Oliveira, A. L. A. M., & Orfanó, B. M. (2015). Como alunos brasileiros expressam modalidade por meio de verbos e advérbios em sua escrita: um estudo de corpus baseado em n-grams. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 31(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/26385

Número

Sección

Articulos