INTERFERÊNCIA DA LÍNGUA FALADA NA ESCRITA DE CRIANÇAS: PROCESSOS DE APAGAMENTO DA OCLUSIVA DENTAL /D/ E DA VIBRANTE FINAL /R/

Autores/as

  • Socorro Cláudia Tavares de Sousa Universidade Federal do Ceará

Palabras clave:

cancelamento, língua falada, escrita, Sociolingüística

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo investigar a influência da língua falada na escrita de crianças em relação aos fenômenos do cancelamento da dental /d/ e da vibrante final /r/. Elaboramos e aplicamos um instrumento de pesquisa em alunos do Ensino Fundamental em escolas de Fortaleza. Para a análise dos dados obtidos, utilizamos o software SPSS. Os resultados nos revelaram que o sexo masculino e as palavras polissílabas são fatores que influenciam, de forma parcial, a realização da variável dependente /no/ e que os verbos e o nível de escolaridade são elementos condicionadores para o cancelamento da vibrante final /r/.

Cómo citar

Sousa, S. C. T. de. (2009). INTERFERÊNCIA DA LÍNGUA FALADA NA ESCRITA DE CRIANÇAS: PROCESSOS DE APAGAMENTO DA OCLUSIVA DENTAL /D/ E DA VIBRANTE FINAL /R/. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 25(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/28244

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