HUMANO, DEMASIADAMENTE HUMANO: SOBRE EMOÇÕES E MASCULINIDADE

Autores/as

  • Sônia Maria de Oliveira Pimenta UFMG
  • Cláudia Natividade

DOI:

https://doi.org/10.1590/delta.v28i0.3887

Palabras clave:

Semiótica Social, multimodalidade, emoções, masculinidade

Resumen

Com base na Semiótica Social e na multimodalidade, este artigo analisou quatro propagandas das edições de março de 2005 da revista Veja nas quais figuravam homens de diferentes idades e em diferentes contextos. Dentro dessa concepção sócio-semiótica, pretendeu-se identificar os potenciais de significados veiculados por vários modos semióticos relacionados com a função interpessoal da linguagem, ligando-os a conteúdos emocionais. Inauguramos uma perspectiva diferenciada de análise do signo da emoção propondo categorias analíticas multimodais complementares àquelas disponíveis na literatura (Kress & van Leeuwen, 2006). Os resultados indicam que as propagandas fazem parte do projeto de engajamento da masculinidade hegemônica com conteúdos de poder e ausência de emoções.

Biografía del autor/a

Sônia Maria de Oliveira Pimenta, UFMG

professora adjunta da Faculdade de Letras da UFMG

Publicado

2014-03-12

Cómo citar

Pimenta, S. M. de O., & Natividade, C. (2014). HUMANO, DEMASIADAMENTE HUMANO: SOBRE EMOÇÕES E MASCULINIDADE. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 28(3). https://doi.org/10.1590/delta.v28i0.3887