A emergência da "coesão" narrativa: "e daí" em narrativas infantis

Autores/as

  • Roxane Helena Rodrigues Rojo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

pontuação, escrita, aquisição, revisão, narrativa, formato gráfico do texto

Resumen

O objetivo deste artigo é descrever práticas, processos e mecanismos internacionais que conduzam a criança de narrativas dialógicas para monológicas, como são encontradas em processos interacionais de alfabetização e aquisição de linguagem. Para fazer isso, analisarei e discutirei práticas interacionais em um cpntext familiar, em leitura de livros e episódios de narração de histórias. Os resultados mostram que os segmentos então e depois, multifuncionais e polissêmicos, assumem diferentes funções durante essa construção e são o suporte segmentar de um novo padrão entoacional do discurso narrativo, visto como o primeiro surgimento da narrativa mológica. Esses resultados levam a questionar as afirmações linguísticas e psicolinguísticas sobre as funções e o funcionamento desses segmentos.

Publicado

2019-07-01

Cómo citar

Rojo, R. H. R. (2019). A emergência da "coesão" narrativa: "e daí" em narrativas infantis. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 12(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/43745

Número

Sección

Articulos