Revelando sentidos na prática docente: a abordagem de corpus na análise do discurso

Autores/as

  • Vander Viana
  • Danielle Menezes
  • Milena Mendes

DOI:

https://doi.org/10.1590/delta.v27i2.12322

Palabras clave:

Linguística de Corpus, análise do discurso, discurso pedagógico, ensino de língua/literatura inglesa

Resumen

Este artigo discute a viabilidade da utilização de ferramentas da Linguística de Corpus na análise do discurso pedagógico. Para tanto, são apresentados dois estudos de caso. O primeiro focaliza o discurso de professores de língua inglesa de um renomado curso de idiomas do Rio de Janeiro acerca da implementação de recursos tecnológicos na sala de aula. O segundo estudo, por sua vez, busca perceber qual é o posicionamento de professores universitários de literaturas em língua inglesa sobre literatura e seu ensino. Os resultados apontam para a riqueza dos dados contextuais que podem ser depreendidos a partir de uma análise linguística de base empírica. Em última análise, o artigo revela a importância e a flexibilidade da abordagem de corpus na análise do discurso, que pode ser aplicada a inúmeros contextos.

Cómo citar

Viana, V., Menezes, D., & Mendes, M. (2011). Revelando sentidos na prática docente: a abordagem de corpus na análise do discurso. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 27(2). https://doi.org/10.1590/delta.v27i2.12322

Número

Sección

Articulos