A prova retórica do logos no filme narrativo de ficção

Autores/as

  • Carolina Assunção e Alves CAPES - Brasil Laboratoire Communication et Politique - Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) - França Centro Universitário de Brasília (UniCEUB)

Palabras clave:

Logos – Argumentação – Semioloinguística – Filme

Resumen

O logos consiste na prova retórica técnica/artística, segundo Aristóteles (2000), em que o orador demonstra ou tenta demonstrar a verdade pelo discurso. Ou seja, trata-se do uso do raciocínio lógico com o objetivo de fundar uma proposição persuasiva. Para autores como Amossy (2006) e Olbrechts-Tyteca e Perelman (2008), uma vez que os gêneros discursivos sempre visam algum tipo de impacto sobre o público, são providos de argumentatividade, em diferentes graus e intenções. Neste artigo, pretendemos discutir possibilidades de emprego da prova retórica do logos no filme narrativo de ficção, sob a perspectiva da análise argumentativa do discurso e da teoria semiolinguística (Charaudeau: 2001). As reflexões propostas serão aplicadas a algumas sequências do filme O Poderoso Chefão II (The Godfather Part II, 1974), de Francis Ford Coppola.

Biografía del autor/a

Carolina Assunção e Alves, CAPES - Brasil Laboratoire Communication et Politique - Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) - França Centro Universitário de Brasília (UniCEUB)

Bolsista do Programa de Estágio Pós-Doutoral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Laboratório de Comunicação e Política do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) - Paris, França (2012-2014). Mestre (2006) e Doutora (2011) em Linguística do Texto e do Discurso pela Faculdade de Letras da UFMG, com estágio doutoral de um ano na França (2008-2009 - bolsista da Capes ligada ao Centre dAnalyse du Discours da Université Paris 13, dirigido por Patrick Charaudeau). Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG (2002). Professora licenciada do curso de Comunicação Social do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Possui experiência na área de Comunicação, ênfase em telejornalismo. Atua principalmente nos seguintes temas: Análise do Discurso/Semiolinguística, Retórica e Argumentação, Audiovisual (cinema e TV), Jornalismo.

Publicado

2016-08-16

Cómo citar

Assunção e Alves, C. (2016). A prova retórica do logos no filme narrativo de ficção. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 32(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/14878

Número

Sección

Articulos