Metáforas e Linguística de Corpus: metodologia de análise aplicada a um gênero de negócios

Autores/as

  • Tony Berber Sardinha

Palabras clave:

Linguística de Corpus, metáfora, negócios, teleconferências

Resumen

O presente trabalho visa a relatar o desenvolvimento de uma metodologia de identificação de metáforas em corpora eletrônicos. Como exemplo, foi tomado o gênero teleconferências de apresentação de resultados financeiros. A metodologia é do tipo “bottom-up” / “corpus-driven” e se baseia na identificação de palavras com frequência marcante (palavraschave) e de seus padrões de co-ocorrência, seguido do cálculo de similaridade semântica entre essas palavras. Com isso, chega-se a um conjunto de palavras que são então interpretadas em seu co-texto, por meio de concordâncias.

Cómo citar

Sardinha, T. B. (2011). Metáforas e Linguística de Corpus: metodologia de análise aplicada a um gênero de negócios. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 27(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/19912

Número

Sección

Articulos