As múltiplas leituras da ‘metáfora’ em sala de aula: co-construção de cadeias inferenciais
Palabras clave:
metáfora, metonímia, metodologia interpretativista, cadeia inferencialResumen
Este trabalho faz parte do projeto de pesquisa que tem como objetivo central investigar empiricamente as múltiplas leituras de metáforas em textos literários. A metodologia é a interpretativista e a técnica principal de pesquisa é o ‘Pensar Alto em Grupo’. Neste trabalho são discutidos os dados de um grupo de leitores lendo o poema ‘A Montanha Pulverizada’, de Drummond de Andrade. O foco da análise são as interpretações dos versos finais, que, devido às incongruências que apresentam, constituem enigmas para o leitor decifrar. A análise mostrou que o aparente caos e complexidade dos dados têm, de fato, uma organização em cadeias inferenciais co-construídas por processos metonímicos e metafóricos.Descargas
Cómo citar
Zanotto, M. S. (2010). As múltiplas leituras da ‘metáfora’ em sala de aula: co-construção de cadeias inferenciais. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 26(3). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/19941
Número
Sección
Articulos