De diferenças e hierarquias no quadro Adelaide às análises situadas e críticas na Linguística Aplicada

Autores/as

  • Joana Plaza Pinto (UFG)

Palabras clave:

problema de pesquisa, conhecimento situado, metapragmática, diferença, hierarquia

Resumen

Fundamentada na análise de uma situação comunicativa, o quadro humorístico Adelaide do programa de TV Zorra Total e seu contexto crítico, exponho como tenho enfrentado o desafio de integrar diversos aspectos da linguagem nas análises, expandir a esfera das atividades de pesquisa e orientar as pesquisas para aspectos linguísticos dos assuntos humanos. Para isso, apresento a contextualização da pesquisa que me levou a selecionar esse quadro humorístico como material empírico e a análise do quadro e seu contexto crítico. Em seguida, apresento o repertório posicionado que guiou meu percurso na forma do que considero como dois avanços principais já adotados pelo campo aplicado, para finalmente articular as consequências desse repertório contextualizado para uma posição epistemológica que assumo e compartilho com outras pesquisadoras e outros pesquisadores da Linguística Aplicada.

Cómo citar

Pinto, J. P. (2015). De diferenças e hierarquias no quadro Adelaide às análises situadas e críticas na Linguística Aplicada. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 31(4). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/22224