UMA CONTRIBUIÇÃO PARA AQUISIÇÃO DE SEGUNDA LÍNGUA: AUXILIARES E PRONOMES PARTITIVOS EM ITALIANO E FRANCÊS

Autores/as

  • Carlos Mioto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Cristina Figueiredo Silva Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

gramática gerativa, ensino de segunda língua, inacusatividade, Francês e Italiano

Resumen

: Este artigo objetiva construir uma ponte entre lingüística teórica, em particular teorias de cunho gerativista, e lingüística aplicada, em especial a pedagogia de ensino de segunda língua aplicada ao ensino de italiano e ao francês para falantes nativos de português (e espanhol). Nossa sugestão é que o conhecimento teórico gerativista do fenômeno da inacusatividade nos permite esclarecer aspectos do processo de aquisição de segunda língua. Como mostraremos, esse conhecimento pode auxiliar alunos de italiano e francês na compreensão das regras que regem seja a seleção de verbos auxiliares nos tempos ativos seja a distribuição do pronome partitivo nestas línguas.

Publicado

2016-11-24

Cómo citar

Mioto, C., & Silva, M. C. F. (2016). UMA CONTRIBUIÇÃO PARA AQUISIÇÃO DE SEGUNDA LÍNGUA: AUXILIARES E PRONOMES PARTITIVOS EM ITALIANO E FRANCÊS. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 23(3). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/30513