A literatura e o ensino de línguas não-maternas: um conflito assumido como harmonia

Autores/as

  • Sergio Flores Pedroso Universidade Federal de Ouro Preto, ICHS

Palabras clave:

Lingüística aplicada, Análise do discurso, Ensino de línguas estrangeiras, Literatura

Resumen

Através da história do ensino de línguas não-maternas, a relação entre essa especialidade e a literatura tem sido favorecida por uma aprovação consensual cuja pertinência é questionada aqui. Tal aprovação se apresenta mais fincada no imaginário e na tradição do que em contribuições que a literatura realmente possa trazer para essa especialidade. Isso, considerando as prioridades a partir das quais as diversas teorias hoje atuantes no ensino de línguas não-maternas organizam o trabalho didático. Este trabalho discute a legitimação do funcionamento do literário nesse tipo de ensino porque considera que os próprios conceitos genéricos tradicionais de literatura com que ainda se opera não são consistentes com o que exige a prática pedagógica.

Publicado

2016-12-14

Cómo citar

Pedroso, S. F. (2016). A literatura e o ensino de línguas não-maternas: um conflito assumido como harmonia. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 22(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/30960

Número

Sección

Articulos