Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade

Autores/as

  • Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira Almeida Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão - Unidade Acadêmica de Letras e Linguística - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem/ Departamento de Letras Português-Inglês - Catalão - GO

Palabras clave:

comentários, blogs, sistema de avaliatividade, gramática sistêmico-funcional.

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise do subsistema  de atitude em comentários de participantes de dois blogs voltados para professores de inglês e das possíveis respostas de solidariedade apresentadas pelos interlocutores. Os blogs foram selecionados por ordem de ocorrência no Google e, também por conterem comentários avaliativos sobre o assunto tratado no post. Os pressupostos da Linguística Sistêmico- Funcional (Halliday 1994; Halliday e Matthiessen 2004) na abrangência do sistema de Avaliatividade ‘Appraisal System’ e subsistema de Atitude (Martin e White 2005; Martin e Rose 2003) foram utilizados tanto na descrição quanto na interpretação dos dados encontrados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativista em que aspectos sociais e interacionais são levados em consideração na discussão dos resultados. Os dados mostram certo alinhamento avaliativo entre os participantes do blog e as blogueiras por meio das escolhas dos elementos léxico- gramaticais intensificados utilizados nas avaliações e nas respostas de solidariedade realizadas.

 

Cómo citar

Almeida, F. A. S. D. P. (2018). Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 34(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/38992

Número

Sección

Articulos