Os multiletramentos e seu papel no conhecimento de professores de línguas: por uma perspectiva sistêmica e complexa

Autores/as

  • Orlando Vian Jr. Universidade Federal de São Paulo - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/ Departamento de Letras - Guarulhos - SP

Palabras clave:

Conhecimento, Formação de professores de línguas, Multiletramentos, Linguística sistêmico-funcional

Resumen

Este texto explora os multiletramentos pelo prisma da Linguística Sistêmico-Funcional, principalmente com base nos trabalhos de Christie (1999; 2002), Christie e Martin (1997; 2007), Unsworth (2000; 2001), Cope e Kalantzis (1993, 2000; 2009), Kalantzis e Cope (2012), dentre outros. Nesse sentido, visa entender como os multiletramentos, a partir de uma perspectiva sistêmica e complexa, devem estar presentes na formação de professores de línguas e, mais especificamente, em seu Conhecimento Sobre a Língua(gem) (CSL). Apresenta o argumento central de que a noção de conhecimento atualmente em uso na área de formação de professores requer revisões, ampliações e reorientações em seu escopo com vistas  a uma educação linguística mais eficaz e realista. Desse modo, almeja ainda contribuir para as discussões sobre a formação do professor de línguas e a construção de seu conhecimento no âmbito dos cursos de graduação em Letras.

 

 

Cómo citar

Vian Jr., O. (2018). Os multiletramentos e seu papel no conhecimento de professores de línguas: por uma perspectiva sistêmica e complexa. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 34(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/38998

Número

Sección

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