Repetição e Coordenação

Autores/as

  • Roberto Gomes Camacho Universidade do Estado de São Paulo -S.J. Rio Preto
  • Erotilde Goreti Pezatti Universidade do Estado de São Paulo -S.J. Rio Preto

Palabras clave:

Coordenação, Conjunção, Disjunção, Repetição

Resumen

Com base no princípio de que a motivação cognitiva perpassa todos os níveis da gramática de uma língua, este trabalho tem como principal objetivo explorar a hipótese de que os processos coordenativos de conjunção e disjunção resultam de uma transferência perceptual de mecanismos comuns de repetição. Mediante uma análise multifuncional da coordenação, demonstra-se que a ligação de termos é o modelo que ativa os processos de ligação de orações em que os juntores aditivo e alternativo estabelecem relações de conteúdo no nível ideacional e relações epistêmicas e ilocucionárias no nível interacional.

Publicado

2019-06-10

Cómo citar

Camacho, R. G., & Pezatti, E. G. (2019). Repetição e Coordenação. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 14(3). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/43393