FANFICTIONS: EXPERIÊNCIAS NA PROMOÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO E AUTORIA ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

Fanfiction, Letramento literário, Autoria escolar

Resumo

Esse trabalho propõe-se a demonstrar de que modo as fanfictions, uma dentre várias práticas sociais do uso da escrita em contextos extraclasse, podem promover o letramento literário bem como a autoria em atividades escolares. A fundamentação teórica dessa investigação encontra-se emBakhtin (2013), Foucault (1992), Possenti (2009),Cosson (2002) e Dolz et al (2004). Foram avaliadas 15 produção textuais que tiveram como base para atividade de escrita os contos Tangerine-girl de Rachel de Queiroz e Missa do Galo de Machado de Assis. Em todas as produções, promoveu-se a escrita do gênero textual diário pessoal a partir da perspectiva da personagem feminina, buscando incorporar no texto autoral elementos relativos ao conteúdo eaos eventos mais significativos de ambas as narrativase à obediência ao gênero textual a ser produzido. Evidenciou-se que a leitura do gênero conto aliado à escrita de fanfictions é exemplar para o desenvolvimento do letramento literário e promoção da autoria porque permite não apenas uma compreensão detalhada dos múltiplos sentidos do texto como também uma reconstrução dialógica a partir desse entendimento nas etapas de produção textual.

Biografia do Autor

André Alexandre Padilha Leitão, IFPE Campus Garanhuns

Dr. em Letras - UFPE

Prof. EBTT IFPE Campus Garanhuns.

Prof. Colaborador PROFLETRAS/UPE

Publicado

2022-02-25

Como Citar

Padilha Leitão, A. A. (2022). FANFICTIONS: EXPERIÊNCIAS NA PROMOÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO E AUTORIA ESCOLAR. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 37(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/48198

Edição

Seção

Artigos