Ver com Palavras

Autores/as

  • Beth Brait Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. São Paulo, São Paulo
  • Marilia Amorim Universidade de Paris 8. Equipe Paideia de Filosofia da Educação. Saint-Denis, Paris

Palabras clave:

Trama verbal, Imagens, Verbovisualidade, Perspectiva dialógica.

Resumen

Este artigo resulta de atividades e projetos centrados em questões relativas às diferentes formas de diálogo existentes entre as dimensões verbal, visual e/ou verbo-visual, desenvolvidos pelas autoras no Brasil e na França. O objetivo é observar, no tecido verbal tramado por um enunciador, o ponto de vista enunciativo-discursivo, as escolhas lexicais, a organização sintática que, ao totalizar um enunciado, o faz de maneira a provocar naquele que lê/ouve a sensação de estar vendo. Por essa razão, os segmentos verbais que constituem nosso corpus de análise foram escolhidos, recortados e organizados, tendo como critério os processos linguístico, enunciativo e discursivo, implicando, em seu próprio ser-fazer, um destinatário, um interlocutor que, sendo o leitor/ouvinte, é também, e inescapavelmente, observador, espectador, graças à força verbal provocadora de imagens visuais. A fundamentação teórico-metodológica de base é a perspectiva dialógica, advinda de Bakhtin e o Círculo, acrescida de elementos de outras vertentes, considerando-se a necessária interdisciplinaridade exigida pelos enunciados constitutivamente intersemióticos. Visamos, com esta refl exão, contribuir para a explicitação da força do verbal para o imaginário e para diferentes esferas da atividade humana, em uma sociedade dominantemente visual.

Publicado

2021-02-08

Cómo citar

Brait, B., & Amorim, M. (2021). Ver com Palavras. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 36(3). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52712

Número

Sección

Articulos