O tratamento dos registros linguísticos nas orientações e nos diálogos contidos em livros didáticos de italiano

Autores/as

  • Graziele Altino Frangiotti Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

ensino de italiano, livro didático, variedades diafásicas, registro linguístico

Resumen

Os livros didáticos ocupam papel central nas aulas de língua estrangeira, constituindo, muitas vezes, o principal material através do qual o aprendiz entra em contato com a língua alvo. Diante disso, nessa investigação, examinamos se e como os livros didáticos Linea diretta eRete!, empregados no ensino de italiano/LE no estado de São Paulo, tratam o continuum da formalidade. Para tanto, a partir de bibliografia pertinente (SOBRERO & MIGLIETTA, 2008; COVERI et al., 1998; BELL, 1984), selecionamos 16 critérios relacionados à variação de registro e observamos sua presença e tratamento nos 102 diálogos contidos nas duas obras, bem como nas orientações presentes nos livros do aluno e nos guias do professor. Com base no conjunto de dados reunido, é possível dizer que os livros didáticos estudados não tratam suficientemente essa dimensão da variedade e que se limitam quase exclusivamente a explicações superficiais sobre o uso do pronome tu em situações informais e Lei em contextos formais.

Publicado

2022-02-25

Cómo citar

Frangiotti, G. A. (2022). O tratamento dos registros linguísticos nas orientações e nos diálogos contidos em livros didáticos de italiano. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 37(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/54422

Número

Sección

Articulos