Correção pelo outro e reparo como domínios distintos na fala-em-interação social

Autores/as

  • Leticia Ludwig Loder Embrapa, Secretaria-Geral, Brasília, Distrito Federal
  • Pedro de Moraes Garcez Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
  • Andréia Kanitz Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Palabras clave:

conversa, correção, fala-em-interação, intersubjetividade, reparo.

Resumen

A ação de corrigir alguém, já analisada em diversos cenários, principalmente em sala de aula (Garcez, 2006; McHoul, 1990), recebeu atenção de analistas da conversa particularmente como desdobramento do estudo da sistemática de reparo (Schegloff et al., 1977), sendo por muitos tratada como subtipo de reparo. Questionamentos sobre a pertinência de manter a ação de corrigir no domínio do reparo (Cheng, 2014; Hall, 2007; Macbeth, 2004) motivaram retomarmos trabalho anterior (Garcez & Loder, 2005) e rever a questão. Nesta retrospectiva, além de levantamento bibliográfico de estudos desde então, analisamos dois excertos de falaem-interação em português brasileiro (um de sala de aula e outro de conversa cotidiana) e evidenciamos os trabalhos interacionais próprios desempenhados mediante as ações de fazer reparo (em sistemática fundamental para abordar e resolver problemas de intersubjetividade) e corrigir o interlocutor (ação despreferida para expor posições epistêmicas desiguais). Afinal adotamos a posição de que, mesmo podendo operar sucessivamente numa mesma sequência, essas são ações em domínios organizacionais distintos.

Publicado

2022-02-25

Cómo citar

Loder, L. L., Garcez, P. de M., & Kanitz, A. (2022). Correção pelo outro e reparo como domínios distintos na fala-em-interação social. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 37(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/54440

Número

Sección

Debates