Os gêneros orais na BNCC e sua progressão nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores/as

  • Luzia Bueno Universidade São Francisco, USF
  • Gabriel Aparecido Bragiatto Universidade São Francisco, USF
  • Camila Regina Oliveira Universidade São Francisco, USF

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460X202440468793

Palabras clave:

gêneros orais, Base Nacional Comum Curricular, ensino fundamental, progressões, anos iniciais

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma investigação sobre os gêneros orais e sua possível progressão prescrita pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, baseou-se no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo junto às discussões sobre uma didática do oral (Bronckart, 2006; Schneuwly & Dolz, 2011). Como metodologia, foi realizada uma catalogação dos gêneros orais, considerando sua progressão, e a relação destes com as dimensões do ensino da oralidade de Leal (2022). Os resultados permitem perceber que, dentre os gêneros orais na BNCC, ocorre uma certa progressão, embora não explícita, restringindo-se a alguns gêneros. Somente os gêneros Notícia, Receita e Apresentação/Exposição foram propostos de modo com possível progressão. Considerando o trabalho dos professores no Brasil, é difícil pressupor que conseguiriam sozinhos depreender essa progressão. Ademais, o tipo de exploração proposta para esses gêneros não contempla todas as dimensões que o oral possibilita, podendo levar a uma formação ainda deficitária para os anos iniciais.

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Publicado

2024-12-30

Cómo citar

Bueno, L. ., Bragiatto, G. A. ., & Oliveira, C. R. . (2024). Os gêneros orais na BNCC e sua progressão nos anos iniciais do ensino fundamental. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 40(4). https://doi.org/10.1590/1678-460X202440468793