O ensino da oralidade no Ensino Básico, em Portugal: representações e práticas de ensino do oral, em declarações docentes
representations and practices of oral teaching, in teachers' statements
DOI:
https://doi.org/10.1590/1678-460X202440468797Palabras clave:
oralidade, ensino básico, representações, práticas de ensinoResumen
Este texto pretende constituir-se como um contributo para as pesquisas sobre a oralidade. Mais especificamente, o estudo que descrevemos - recorte de uma pesquisa maior - explora as representações e as práticas de ensino do oral, de acordo com declarações de professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, a lecionarem em instituições portuguesas, públicas e privadas. Os dados analisados foram recolhidos mediante a aplicação de um questionário concebido pelo Groupe Collaboratif pour l’Enseignement de l’Oral, para ser aplicado, com os mesmos objetivos, junto de docentes dos mencionados níveis de ensino a lecionar em instituições da Bélgica francófona. Os resultados mostram que, designadamente, embora a maioria dos docentes atribua grande relevância ao ensino da oralidade, e se sinta confiante nas suas práticas, não receberam formação adequada para tal. E embora tais resultados representem indicadores interessantes de uma evolução importante, a níveis vários, quer a nível de representações quer a nível de práticas de ensino do oral, novos estudos e novas abordagens são necessárias, para que avanços consideráveis no campo da didática da oralidade sejam mais evidentes e duradouros.
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