Atualização da terminologia de distúrbios articulatórios encontrados em falantes portadores de fissura de lábio e palato

Maria Cristina Zimmermann Vicente, Rosana Gomes Buchala

Resumo


Neste trabalho procuramos descrever as principais ocorrências de distúrbios articulatórios em falantes fissurados, levantando os dados encontrados em literatura e acrescentando alguns achados dentro de nossa experiência clínica. Torna-se evidente a tentativa desses indivíduos de buscar pontos compensatórios para a articulação dos sons, na presença de comprometimento orgânico e/ou funcional dos articuladores. Porém, muitas vezes a articulação é realizada de maneira peculiar e individual, sem que haja uma terminologia específica para a mesma.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.