Levantamento da população deficiente auditiva de uma clínica-escola da zona leste: da suspeita à reabilitação

Cristiane Tarrega Alves, Denise Benini, Marcella de Paula Dias Brogna, Márcia Regina Gama, Sandra Maria Rodrigues Pereira

Resumo


Este trabalho foi realizado a partir do levantamento dos dados dos prontuários de 96 indivíduos portadores de deficiência auditiva, de uma clínica-escola de fonoaudiologia da zona leste da cidade de São Paulo, no período de julho de 1992 a maio de 1994.
Tem como objetivo observar o intervalo de tempo entre a época da suspeita até o início do processo de reabilitação da deficiência auditiva, passando pelo diagnóstico e indicação do AASI.
Com base nos resultados obtidos observamos que o início do processo de diagnóstico até a reabilitação é tardio, com atendimento precário; e todos esses dados levam-nos a um maior questionamento e à busca de mudanças no sentido de minimizar a distância no tempo entre esses processos, trazendo benefícios tanto para o indivíduo portador de deficiência auditiva quanto para sua família.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.