Percepção dos pais sobre a qualidade de vida em voz e evolução clínica de crianças disfônicas pré e pós-terapia fonoaudiológica em grupo
Palavras-chave:
disfonia, distúrbios da voz, práticas de grupo, qualidade de vida, voz.Resumo
Objetivo: verificar a percepção dos pais acerca da qualidade de vida em voz de crianças disfônicas, pré e pós-terapia fonoaudiológica em grupo, e relacioná-la aos dados da evolução fonoaudiológica da voz. Método: estudo longitudinal, cuja população foi constituída por 6 crianças (4 meninas e 2 meninos), com idades entre 7 e 10 anos e diagnosticadas com disfonia funcional ou organofuncional, que passaram por terapia fonoaudiológica em grupo. Antes e após a terapia, os pais responderam ao protocolo “Qualidade de Vida em Voz Pediátrico - QVV-P” e as crianças passaram por avaliação perceptivo-auditiva e acústica da voz. A terapia foi realizada em um único grupo e teve duração de 12 sessões de 40 minutos cada. Os dados foram analisados estatisticamente. Resultados: não houve diferença significante no que se refere aos escores médios obtidos nos domínios do QVV-P, pré e pós-terapia. Quanto à análise perceptivo-auditiva, houve diferença entre as duas avaliações para o parâmetro “grau geral da disfonia”. Em relação à análise acústica da voz, houve evolução quanto às medidas de jitter e shimmer e não houve diferença para a frequência fundamental. Não houve diferença significante para nenhum dos cruzamentos referentes à evolução clínica (perceptivo-auditiva e acústica) e a qualidade de vida em voz. Conclusão: não houve relação entre a qualidade de vida em voz das crianças, referida pelos pais, e a avaliação de seus parâmetros vocais, tanto antes quanto após o processo terapêutico de 12 sessões em grupo.
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Copyright (c) 2013 Vanessa Veis Ribeiro, Ana Paula Dassie Leite, Luiz de Lacerda Filho, Carla Aparecida Cielo, Maria Fernanda Bagarollo
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