Perception of parents on the quality of life in voice and clinical outcomes in dysphonic children before and after speech therapy group

Authors

  • Vanessa Veis Ribeiro Fonoaudióloga; Mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria (RS), Brasil. Bolsista CAPES.
  • Ana Paula Dassie Leite (2) Fonoaudióloga; Professora Assistente do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO, Irati (PR), Brasil; Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; Doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.
  • Luiz de Lacerda Filho Médico; Professor do Departamento de Pediatria e do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal do Paraná – UFPR.
  • Carla Aparecida Cielo (4) Fonoaudióloga; Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria (RS), Brasil; Aperfeiçoada em Voz pelo CEFAC – Pós-Graduação em Saúde e Educação; Espe¬cialista em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria; Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia; Mestre e Doutora em Linguís¬tica Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Bolsista de produtividade CNPq.
  • Maria Fernanda Bagarollo (5) Fonoaudióloga; Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO, Irati (PR), Brasil; Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP; Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Keywords:

dysphonia, voice disorders, group practice, quality of life, voice.

Abstract

Objective: verify the parent’s perception about the quality of life in dysphonic voice of children, pre and post-language therapy group, and relate it to the data of the evolution of speech voice. Methods: longitudinal study, whose sample consisted of 6 children (4 girls and 2 boys) aged between 7 and 10 years old diagnosed with functional dysphonia or organofunctional who underwent speech therapy group. Before and after therapy, the parents responded to the protocol Pediatric Voice Outcome Survey - PVOS” and the children went through perceptual evaluation and acoustic voice. Patients were treated in a single group through 12 sessions of 40 minutes each. Data were analyzed statistically. Results: There was no significant difference regarding the mean scores achieved in the PVOS, pre and post-therapy. As for perceptual analysis, there was no difference between the two evaluations for the parameter “overall grade of dysphonia.” Regarding the acoustic analysis, there was progress on the measures of jitter and shimmer and no difference to the fundamental frequency. There were no significant differences for any of the intersections regarding clinical outcome (perceptual and acoustic) and quality of life in voice. Conclusion: there was no relationship between the quality of life in voice of children referred by parents, and evaluation of their voice parameters, both before and after the therapeutic process of 12 group sessions.

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Author Biographies

Vanessa Veis Ribeiro, Fonoaudióloga; Mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria (RS), Brasil. Bolsista CAPES.

Fonoaudióloga; Mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria (RS), Brasil. Bolsista CAPES.

Ana Paula Dassie Leite, (2) Fonoaudióloga; Professora Assistente do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO, Irati (PR), Brasil; Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; Doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP, especialização em Voz pelo CFFa e mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Cursa doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Paraná/UFPR. Foi bolsista do Centro de Estudos da Voz 2007/2008. É professora assistente B do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO - Irati-PR . Atualmente é Revisora Técnica do Jornal e Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (JSBF e RSBF), Articuladora Regional do Departamento de Voz da SBFa (3ª região) e Membro Efetivo do Comitê de Ética em Pesquisa CEP/HC-UFPR. Tem experiência na área de Voz Clínica, Fononcologia e Voz Profissional, atuando principalmente com os temas: avaliação e reabilitação vocal, disfonias endócrinas, disfonias infantis e disfonias orgânicas.

Luiz de Lacerda Filho, Médico; Professor do Departamento de Pediatria e do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal do Paraná – UFPR.

possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1963) e doutorado em Endocrinologia Pediátrica pela Universidade Federal do Paraná (2003). Atualmente é professor associado 1 da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Endocrinologia Pediátrica, principalmente nos seguintes temas: fisiologia e patologia do córtex adrenal, hipotireoidismo congênito e crescimento. Foi chefe do Departamento de Pediatria da UFPR (1997-2001 e 2003-2005), é Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Saúde da Criança e do Adolescente, Setor de Ciências da Saúde, UFPR. Atualmente é Chefe da Unidade de Endocrinologia Pediátrica, Departamento de Pediatria, UFPR. Orientador de inúmeras dissertações de Mestrado e teses de doutorado. Tem mais de 50 alunos de pós-graduação sensu strictu e sensu lato na área de Endocrinologia Pediátrica no período de 1988-2007.

Carla Aparecida Cielo, (4) Fonoaudióloga; Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria (RS), Brasil; Aperfeiçoada em Voz pelo CEFAC – Pós-Graduação em Saúde e Educação; Espe¬cialista em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria; Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia; Mestre e Doutora em Linguís¬tica Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Bolsista de produtividade CNPq.

possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), mestrado em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente, é professor adjunto e pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Voz e Consciência Fonológica.

Maria Fernanda Bagarollo, (5) Fonoaudióloga; Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO, Irati (PR), Brasil; Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP; Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005) e Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste (IRATI-PR). Tem experiência na área de Fonoaudiologia e em Tópicos Específicos de Educação, com ênfase em Linguagem, Motricidade Orofacial e Aprendizagem atuando principalmente nos seguintes temas: autismo, família, grupo social, desvio fonológico, terapia grupal e clínica fonoaudiológica.

Published

2013-04-27

How to Cite

Ribeiro, V. V., Leite, A. P. D., Lacerda Filho, L. de, Cielo, C. A., & Bagarollo, M. F. (2013). Perception of parents on the quality of life in voice and clinical outcomes in dysphonic children before and after speech therapy group. Distúrbios Da Comunicação, 25(1). Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/11422

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Section

Artigos