La percepción de los padres sobre la calidad de vida relacionada a la voz y la evolución clínica de niños disfonicos antes y después de terapia fonoaudiologica en grupo

Autores/as

  • Vanessa Veis Ribeiro Fonoaudióloga; Mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria (RS), Brasil. Bolsista CAPES.
  • Ana Paula Dassie Leite (2) Fonoaudióloga; Professora Assistente do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO, Irati (PR), Brasil; Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; Doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.
  • Luiz de Lacerda Filho Médico; Professor do Departamento de Pediatria e do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal do Paraná – UFPR.
  • Carla Aparecida Cielo (4) Fonoaudióloga; Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria (RS), Brasil; Aperfeiçoada em Voz pelo CEFAC – Pós-Graduação em Saúde e Educação; Espe¬cialista em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria; Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia; Mestre e Doutora em Linguís¬tica Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Bolsista de produtividade CNPq.
  • Maria Fernanda Bagarollo (5) Fonoaudióloga; Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO, Irati (PR), Brasil; Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP; Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Palabras clave:

disfonía, trastornos de la voz, calidad de vida, voz

Resumen

Objetivo: Verificar la percepcion de los padres sobre la calidad de vida relacionada a la voz de niños disfónicos, antes y despues de terapia fonoaudiolgica en grupo, y relacionarla a los datos de evolución fonoaudiologica de la voz. Método: Estudio longitudinal, cuya poplacion estuvo conformada por 6 niños (4 mujeres y 2 varones) con edades comprendidas entre los 7 y 10 años, con diagnóstico de disfonía funcional o organofuncional, sometidos a terapia fonoaudiologica grupal. Antes y después de la terapia, los padres respondieron al protocolo “Calidad de Vida en voz Pediátrico - QVV-P” y los niños pasaron por evaluación perceptivo-auditiva e acustica de la voz. La terapia fue realizada en un solo grupo y tuvo una duración de 12 sesiones de 40 minutos cada una. Los datos se analizaron estadísticamente. Resultados: no hubo diferencia significativa con respecto a las puntuaciones medias obtenidas en el QVV-P, pre-y post-tratamiento. En cuanto al análisis perceptual auditivo, hubo diferencia entre las dos evaluaciones para el parámetro “grado global de disfonía.” En cuanto al análisis acústico de la voz, hubo evolución se en las medidas de jitter y shimmer y ninguna diferencia en la frecuencia fundamental. No hubo diferencias significativas para ningun de los cruzamientos sobre la evolución clínica (perceptual auditiva y acústica) y la calidad de vida relaconada a la voz. Conclusiones: No hubo relación entre la calidad de vida relacionada a la voz de los niños, referida por los padres, y la evaluación de parámetros vocales, tanto antes como después del proceso terapéutico de 12 sesiones de grup

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Biografía del autor/a

Vanessa Veis Ribeiro, Fonoaudióloga; Mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria (RS), Brasil. Bolsista CAPES.

Fonoaudióloga; Mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria (RS), Brasil. Bolsista CAPES.

Ana Paula Dassie Leite, (2) Fonoaudióloga; Professora Assistente do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO, Irati (PR), Brasil; Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; Doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP, especialização em Voz pelo CFFa e mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Cursa doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Paraná/UFPR. Foi bolsista do Centro de Estudos da Voz 2007/2008. É professora assistente B do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO - Irati-PR . Atualmente é Revisora Técnica do Jornal e Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (JSBF e RSBF), Articuladora Regional do Departamento de Voz da SBFa (3ª região) e Membro Efetivo do Comitê de Ética em Pesquisa CEP/HC-UFPR. Tem experiência na área de Voz Clínica, Fononcologia e Voz Profissional, atuando principalmente com os temas: avaliação e reabilitação vocal, disfonias endócrinas, disfonias infantis e disfonias orgânicas.

Luiz de Lacerda Filho, Médico; Professor do Departamento de Pediatria e do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal do Paraná – UFPR.

possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1963) e doutorado em Endocrinologia Pediátrica pela Universidade Federal do Paraná (2003). Atualmente é professor associado 1 da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Endocrinologia Pediátrica, principalmente nos seguintes temas: fisiologia e patologia do córtex adrenal, hipotireoidismo congênito e crescimento. Foi chefe do Departamento de Pediatria da UFPR (1997-2001 e 2003-2005), é Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Saúde da Criança e do Adolescente, Setor de Ciências da Saúde, UFPR. Atualmente é Chefe da Unidade de Endocrinologia Pediátrica, Departamento de Pediatria, UFPR. Orientador de inúmeras dissertações de Mestrado e teses de doutorado. Tem mais de 50 alunos de pós-graduação sensu strictu e sensu lato na área de Endocrinologia Pediátrica no período de 1988-2007.

Carla Aparecida Cielo, (4) Fonoaudióloga; Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria (RS), Brasil; Aperfeiçoada em Voz pelo CEFAC – Pós-Graduação em Saúde e Educação; Espe¬cialista em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria; Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia; Mestre e Doutora em Linguís¬tica Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Bolsista de produtividade CNPq.

possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), mestrado em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente, é professor adjunto e pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Voz e Consciência Fonológica.

Maria Fernanda Bagarollo, (5) Fonoaudióloga; Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO, Irati (PR), Brasil; Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP; Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005) e Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste (IRATI-PR). Tem experiência na área de Fonoaudiologia e em Tópicos Específicos de Educação, com ênfase em Linguagem, Motricidade Orofacial e Aprendizagem atuando principalmente nos seguintes temas: autismo, família, grupo social, desvio fonológico, terapia grupal e clínica fonoaudiológica.

Publicado

2013-04-27

Cómo citar

Ribeiro, V. V., Leite, A. P. D., Lacerda Filho, L. de, Cielo, C. A., & Bagarollo, M. F. (2013). La percepción de los padres sobre la calidad de vida relacionada a la voz y la evolución clínica de niños disfonicos antes y después de terapia fonoaudiologica en grupo. Distúrbios Da Comunicação, 25(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/11422

Número

Sección

Artigos