Caminhos da comunicação: relato de uma exposição com a utilização do ambiente interativo de aprendizagem

Autores

  • Wanderléia Quinhoneiro Blasca Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo (FOB-USP)
  • Camila de Castro Corrêa Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo (FOB-USP)
  • Deborah Viviane Ferrari Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo (FOB-USP)
  • Katia de Freitas Alvarenga Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo (FOB-USP)
  • Luciana Paula Maximino Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo (FOB-USP)
  • Giédre Berretin-Felix Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo (FOB-USP)
  • Alcione Ghedini Brasolotto Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo (FOB-USP)
  • Patricia Abreu Pinheiro Crenitte Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo (FOB-USP)
  • Karis de Campos Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo (FOB-USP)
  • Mirela Machado Picolini-Pereira Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo.

Palavras-chave:

tecnologia educacional, educação em saúde, comunicação, fonoaudiologia.

Resumo

Para a efetividade da transmissão do saber, deve-se considerar qual estratégia prioriza a motivação das pessoas em adquirir novos conhecimentos. Dentre as possíveis dinâmicas, está o Ambiente Interativo de Aprendizagem (AI-A) um modelo educacional que associa recursos tecnológicos de computação gráfica tridimensional e contextualização. O objetivo foi apresentar o desenvolvimento e implementação de um modelo de AI-A sobre a temática dos processos da comunicação, incluindo audição, fala/voz e visão, para promoção de saúde. O AI-A intitulado “Caminhos da Comunicação” ocorreu no município de Bauru, abrangendo três temáticas: audição, voz e visão. A exposição apresentou diversificados recursos tecnológicos para transmitir o conteúdo elaborado, a saber: iconografias em 3D do Projeto Homem Virtual, painéis de maior dimensão, placas suspensas no teto, e um cenário elaborado com TV e iluminação, para estimular a interatividade dos visitantes. Foram elaborados conteúdos sobre anatomia, fisiologia e prevenção dos distúrbios da comunicação. O vídeo do Homem Virtual composto por todos os processos da comunicação foi previamente desenvolvido em uma linguagem de fácil entendimento, visando possibilitar a aprendizagem dos visitantes. A exposição ainda contou com três painéis temáticos de maior dimensão e 30 placas suspensas no teto, e os visitantes exploraram os materiais que compunham o AI-A de forma sequencial, com duração média de 40 minutos. Ao final da exposição, pôde-se constatar a participação de 498 visitantes. O Ambiente Interativo de Aprendizagem demonstrou ser uma importante estratégia no desenvolvimento de ações de promoção de saúde, enfatizada pela característica da interatividade, concretização de conteúdos, envolvimento de diversas áreas do conhecimento e, principalmente, pela possibilidade de instigar no aluno a busca do saber.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wanderléia Quinhoneiro Blasca, Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo (FOB-USP)

Professora Livre Docente do Departamento de Fonoaudiologia

Camila de Castro Corrêa, Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo (FOB-USP)

Fonoaudióloga, Mestrado (em andamento) em Ciências

Deborah Viviane Ferrari, Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo (FOB-USP)

Professora Doutora do Departamento de Fonoaudiologia

Katia de Freitas Alvarenga, Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo (FOB-USP)

Professora Livre Docente do Departamento de Fonoaudiologia

Luciana Paula Maximino, Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo (FOB-USP)

Professora Livre Docente do Departamento de Fonoaudiologia

Giédre Berretin-Felix, Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo (FOB-USP)

Professora Livre Docente do Departamento de Fonoaudiologia

Alcione Ghedini Brasolotto, Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo (FOB-USP)

Professora Doutora do Departamento de Fonoaudiologia

Patricia Abreu Pinheiro Crenitte, Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo (FOB-USP)

Professora Livre Docente do Departamento de Fonoaudiologia

Karis de Campos, Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo (FOB-USP)

Fonoaudióloga, Mestre em Ciências

Mirela Machado Picolini-Pereira, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo.

Fonoaudióloga, Mestre em Ciências

Downloads

Publicado

2014-09-12

Como Citar

Blasca, W. Q., Corrêa, C. de C., Ferrari, D. V., Alvarenga, K. de F., Maximino, L. P., Berretin-Felix, G., Brasolotto, A. G., Crenitte, P. A. P., de Campos, K., & Picolini-Pereira, M. M. (2014). Caminhos da comunicação: relato de uma exposição com a utilização do ambiente interativo de aprendizagem. Distúrbios Da Comunicação, 26(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/15478

Edição

Seção

Comunicações