Intervenção Precoce em um Caso de Prematuridade e Risco ao Desenvolvimento: Contribuições da Proposta de Terapeuta Único sustentado na Interdisciplinariedade
Palavras-chave:
detecção precoce, intervenção precoce, psicomotricidade, risco, linguagem infantilResumo
Introdução: Pesquisas recentes realizadas na França e no Brasil comprovam a possibilidade de detecção e intervenção precoces em casos de bebês com risco ao desenvolvimento e psíquico a partir da teoria psicanalítica freudo-lacaniana. Objetivo: Analisar a evolução de um caso de risco ao desenvolvimento durante o processo de intervenção precoce a partir da proposta de terapeuta único, sustentado na interdisciplinariedade. Método: A díade mãe-bebê composta pela mãe de 42 anos e pelo menino R. de 24 meses, foi acompanhada nas fases previstas para coleta do protocolo de Indicadores de Risco ao Desenvolvimento Infantil. Na última fase de avaliação desse protocolo, R. foi encaminhado para intervenção precoce. A avaliação se deu pela observação em sessão de R. com os cuidadores primordiais e com a terapeuta. A intervenção teve por referencial a proposta de terapeuta único, sustentado por equipe interdisciplinar, construída a partir do referencial freudo-lacaniano e de referenciais acerca de aspectos estruturais e instrumentais do desenvolvimento infantil. Entre estes, trabalhos com o campo da psicomotricidade e da aquisição da linguagem. Resultados: Na aplicação dos IRDIs detectou-se presença de risco ao desenvolvimento infantil. Percebeu-se que o menino não tinha construído uma imagem corporal que o sustentasse na relação com os objetos, com o espaço, e principalmente na relação com o outro. Além disso, apresentava pouca evolução linguística. Considerando os aportes da clínica psicomotora em transferência, e, a partir dos atendimentos em intervenção precoce, o menino foi reconstruindo seu lugar familiar. O corpo em movimento posto anteriormente como o catalisador dos transtornos do desenvolvimento agora é entendido como o espaço potencial para a construção de uma nova relação subjetiva com o mundo. Também a possibilidade de um funcionamento de linguagem sintonizado às demandas de R. permitiu seu acesso pleno ao simbolismo e sua evolução no processo de apropriação linguística. Conclusão: A proposta de intervenção precoce com terapeuta único, com suporte de equipe interdisciplinar, foi efetiva e eficaz para ultrapassar os obstáculos estruturais e instrumentais ao desenvolvimento de R.
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Copyright (c) 2013 Luciéle D. Oliveira, Dani L. Peruzzolo, Ana Paula R. Souza
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