Conhecimento de pediatras do Vale do Itajaí sobre gagueira e disfluência do desenvolvimento
Palavras-chave:
Gagueira, Conhecimento, PediatriaResumo
Objetivo: Caracterizar o conhecimento de pediatras do Vale do Itajaí sobre a disfluência do desenvolvimento e a gagueira infantil. Métodos: Foi entregue um questionário com perguntas fechadas para pediatras do Vale do Itajaí. Os dados foram armazenados em arquivo estruturado com recuperação da informação através de planilha eletrônica Excel versão 7 e submetidos à análise de distribuição de frequência simples. Resultados: Quanto à variável definição, 57,14% dos pediatras definiram disfluência do desenvolvimento como uma fase da aquisição da linguagem a ser superada e 82,86% definem a gagueira como uma ruptura involuntária no fluxo da fala. Na caracterização, a união de fatores observáveis e não observáveis prevaleceu; quanto à etiologia, 71,43% apontaram a multicausalidade para a gagueira e 74,28% apontam a disfluência como fase natural do desenvolvimento; 45,71% acreditam que há prevenção para a gagueira, para a disfluência 40% acreditam que não há; 40% indicam o tratamento fonoaudiológico para a gagueira e 60%, para a disfluência; 57,14% teriam como conduta a orientação aos pais e encaminhamento para atendimento fonoaudiológico. As respostas foram condizentes com aspectos apontados pela literatura consultada, bem como, refletiram suas práticas com pacientes disfluentes. Da população, 77,14% reconheceu a diferença entre as alterações investigadas. Conclusão: O conhecimento dos pediatras do Vale do Itajaí a respeito da disfluência do desenvolvimento e da gagueira infantil é representado pela fusão de conhecimentos teóricos e empíricos. Os pediatras acreditam que o trabalho em conjunto, pediatra e fonoaudiólogo é eficaz quando o diagnóstico é precoce.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Andrea Cristina Rizzotto Grütner, Vanessa Rafaeli, Ângela de Lima Portella, Izabel Cristina Greuel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.