Conhecimento de pediatras do Vale do Itajaí sobre gagueira e disfluência do desenvolvimento

Autores

  • Andrea Cristina Rizzotto Grütner Docente do Curso de Fonoaudiologia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).
  • Vanessa Rafaeli Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).
  • Ângela de Lima Portella Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).
  • Izabel Cristina Greuel Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Palavras-chave:

Gagueira, Conhecimento, Pediatria

Resumo

Objetivo: Caracterizar o conhecimento de pediatras do Vale do Itajaí sobre a disfluência do desenvolvimento e a gagueira infantil. Métodos: Foi entregue um questionário com perguntas fechadas para pediatras do Vale do Itajaí. Os dados foram armazenados em arquivo estruturado com recuperação da informação através de planilha eletrônica Excel versão 7 e submetidos à análise de distribuição de frequência simples. Resultados: Quanto à variável definição, 57,14% dos pediatras definiram disfluência do desenvolvimento como uma fase da aquisição da linguagem a ser superada e 82,86% definem a gagueira como uma ruptura involuntária no fluxo da fala. Na caracterização, a união de fatores observáveis e não observáveis prevaleceu; quanto à etiologia, 71,43% apontaram a multicausalidade para a gagueira e 74,28% apontam a disfluência como fase natural do desenvolvimento; 45,71% acreditam que há prevenção para a gagueira, para a disfluência 40% acreditam que não há; 40% indicam o tratamento fonoaudiológico para a gagueira e 60%, para a disfluência; 57,14% teriam como conduta a orientação aos pais e encaminhamento para atendimento fonoaudiológico. As respostas foram condizentes com aspectos apontados pela literatura consultada, bem como, refletiram suas práticas com pacientes disfluentes. Da população, 77,14% reconheceu a diferença entre as alterações investigadas. Conclusão: O conhecimento dos pediatras do Vale do Itajaí a respeito da disfluência do desenvolvimento e da gagueira infantil é representado pela fusão de conhecimentos teóricos e empíricos. Os pediatras acreditam que o trabalho em conjunto, pediatra e fonoaudiólogo é eficaz quando o diagnóstico é precoce.

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Publicado

2013-12-27

Como Citar

Grütner, A. C. R., Rafaeli, V., Portella, Ângela de L., & Greuel, I. C. (2013). Conhecimento de pediatras do Vale do Itajaí sobre gagueira e disfluência do desenvolvimento. Distúrbios Da Comunicação, 25(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/17731

Edição

Seção

Artigos