Potencial evocado auditivo de longa latência em crianças com deficiência auditiva sensorioneural e usuárias de aparelho de amplificação sonora individual

Autores

  • Thaysa Vidal Dias de Freitas PUCSP
  • Doris Ruthy Lewis PUCSP

Palavras-chave:

Potenciais evocados auditivos, Plasticidade neuronal, Auxiliares de audição, Perda auditiva, Criança.

Resumo

Objetivo: Descrever os resultados dos potenciais evocados auditivos de longa latência (complexo P1-N1-P2) em crianças com deficiência auditiva sensorioneural e usuárias de aparelho de amplificação sonora individual (AASI). Método: Participaram da pesquisa 10 crianças com perda auditiva sensorioneural congênita, com graus de moderado a profundo, idades entre 2 e 8 anos, que estavam em acompanhamento num centro de referência em audiologia de São Paulo.Foram coletados dados sobre as características audiológicas e sobre a terapia fonoaudiológica. Os potenciais evocados auditivos de longa latência (PEALL) foram registrados nos testes sem AASI,utilizando fones de inserção na intensidade de 85dBNPS e com AASI por meio de um alto-falante na intensidade de 100dBNPS. Resultados:As crianças com ausência dos PEALL no teste sem AASI tinham grau de perda auditiva severa e profunda. No teste com AASI, em toda a amostra foram identificados os PEALL. Houve uma correlação sugestiva de significância entre a idade auditiva e o tempo de latência de P1-N1. Na análise entre idade de início do uso do AASI, horas semanais de terapia, abordagem terapêutica e uso sistemático do AASI, não houve associação com a latência de P1-N1. Conclusão: As crianças com o grau de perda auditiva moderada apresentaram presença dos PEALL nos testes sem e com AASI.As crianças que tinham o grau de perda auditiva severa e profunda apresentaram ausência dos PEALL nos testes sem AASI. Todos os voluntários tiveram presença dos PEALL no teste com AASI. O valor de latência de P1 foi aumentado, independente da idade auditiva.

 

 

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Biografia do Autor

Thaysa Vidal Dias de Freitas, PUCSP

Fonoaudióloga Thaysa Vidal Dias de Freitas pela PUCSP

Mestranda pela PUCSP

Doris Ruthy Lewis, PUCSP

Possui graduação e mestrado em fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), atualmente coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia - PUC-SP

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Publicado

2015-09-04

Como Citar

Freitas, T. V. D. de, & Lewis, D. R. (2015). Potencial evocado auditivo de longa latência em crianças com deficiência auditiva sensorioneural e usuárias de aparelho de amplificação sonora individual. Distúrbios Da Comunicação, 27(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/18421

Edição

Seção

Artigos