Sintomas vocais, grau de quantidade de fala e de volume de voz de professores

Autores

  • Joziane Padilha Lima Universidade Federal de Santa Maria
  • Vanessa Veis Ribeiro Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO
  • Vanessa Veis Ribeiro Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO
  • Carla Aparecida Cielo Universidade Federal de Santa Maria
  • Carla Aparecida Cielo Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Avaliação em Saúde, Docentes, Saúde do Trabalhador, Voz

Resumo

Objetivo: caracterizar e comparar a autoavaliação de quantidade de fala e volume de voz, laboral e extralaboral, e correlacionar com os sintomas vocais de professores. Material e método: a amostra constituiu-se de 114 professores, com idade entre 20 e 66 anos, média de 37,76 anos, sendo 102 do sexo feminino e 12 do sexo masculino. Todos os professores foram convidados a preencherem os protocolos Escala de Sintomas Vocais e Autoavaliação do Grau de Quantidade de Fala e Volume de Voz. As variáveis foram analisadas estatisticamente através do teste de Correlação de Pearson e ANOVA, com nível de significância de 5%. Resultados: as médias do grau de quantidade de fala e do grau de volume de voz foram maiores na situação laboral, com diferença significativa; houve correlação positiva entre grau de quantidade de fala e o grau de volume de voz em situação laboral, e os escores dos domínios de sintomas vocais. Conclusões: verificou-se que os professores necessitam aumentar a sua demanda vocal, assim como o volume da voz em situação laboral, e que esses aspectos influenciam de maneira negativa nos sintomas vocais.

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Biografia do Autor

Joziane Padilha Lima, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana - Universidade Federal de Santa Maria

 

Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana - Universidade Federal de Santa Maria

Linha de pesquisa: Aspectos clínicos e funcionais em Voz e Motricidade Orofacial

Vanessa Veis Ribeiro, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana - Universidade Federal de Santa Maria

Professora Colaboradora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Vanessa Veis Ribeiro, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana - Universidade Federal de Santa Maria

Professora Colaboradora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Carla Aparecida Cielo, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil.

Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia - Centro de Ciências da Saúde (CCS)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Carla Aparecida Cielo, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil.

Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia - Centro de Ciências da Saúde (CCS)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

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Publicado

2015-03-01

Como Citar

Lima, J. P., Ribeiro, V. V., Ribeiro, V. V., Cielo, C. A., & Cielo, C. A. (2015). Sintomas vocais, grau de quantidade de fala e de volume de voz de professores. Distúrbios Da Comunicação, 27(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/20129

Edição

Seção

Artigos