Autopercepção vocal de crianças disfônicas: o desenho como ferramenta de análise.

Autores

  • Suzelaine Taize Stadler Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Palavras-chave:

Autopercepção, Criança, Desenho, Disfonia, Voz.

Resumo

Introdução: são vários os recursos que podem ser utilizados para expressão do pensamento, dentre eles o desenho, que mediado e organizado pela linguagem, torna-se um instrumento de grande valia para análise da autopercepção vocal. Objetivo: analisar a autopercepção vocal de crianças disfônicas a partir de desenhos. Material e Método: trata-se de um relato de caso clínico, com análise microgenética de desenhos elaborados por três crianças, com faixa etária entre 8 a 9 anos e diagnóstico de disfonia. Resultados: para a análise dos desenhos foram usadas duas categorizadas: o modo de grafia utilizado para elaboração do desenho e a significação da produção gráfica em relação à autopercepção vocal. Quanto ao modo de grafia, todos os sujeitos utilizaram caneta, não havendo variação de cores durante a elaboração. Em relação à autopercepção vocal, os parâmetros expostos foram os hábitos vocais, loudness e qualidade vocal. Conclusões: os desenhos se mostraram como recursos eficazes para a representação dos pensamentos, ainda que na criança o conteúdo psíquico esteja em formação. Nesse sentido a representação gráfica pode ser utilizada como um instrumento de análise da autopercepção vocal infantil.

 

 

 

 

 

Downloads

Metrics

PDF views
1,318
Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026158
|

Biografia do Autor

Suzelaine Taize Stadler, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Departamento de Fonoaudiologia

Área: Voz

Publicado

2015-09-04

Como Citar

Stadler, S. T. (2015). Autopercepção vocal de crianças disfônicas: o desenho como ferramenta de análise. Distúrbios Da Comunicação, 27(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/20942

Edição

Seção

Artigos