Processamento auditivo e avaliação de linguagem em indivíduos com a síndrome do Olho de Gato - Estudo de caso

Autores

  • Aline Priscila Cibian Universidade Federal de São Paulo
  • Larissa Mendonça Agessi Universidade Federal de São Paulo
  • Thiliê Palácios Universidade Federal de São Paulo
  • Juliana Silveira Ferreira Medeiros Universidade Federal de São Paulo
  • Ellen Osborn Universidade Federal de São Paulo
  • Liliane Desgualdo Pereira Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Audição, Transtornos da Audição, Percepção Auditiva.

Resumo

A síndrome do Olho de Gato é uma síndrome rara, caracterizada por coloboma de íris e malformação pré-auricular. O objetivo deste estudo foi relatar a avaliação fonoaudiológica e de processamento auditivo de dois irmãos com diagnóstico da síndrome do olho de gato. As avaliações foram realizadas no ambulatório de neuroaudiologia e no ambulatório de triagem fonoaudiológica do departamento de fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo. Os testes avaliados foram: audiometria tonal liminar, pesquisa do limiar de recepção de fala, imitaciometria e pesquisa do reflexo acústico, Índice percentual de reconhecimento de fala, Fala no ruído com figuras, Dicótico de dígitos,Detecção de Intervalos Aleatórios, prova de vocabulário e fonologia do teste de linguagem infantil e Item que avalia a compreensão oral da Avaliação Neuropsicológica Luria Nebrasca. Na avaliação as crianças apresentaram perda auditiva neurossensorial de grau mínimo bilateral, alteração nas habilidades auditivas de fechamento e figura-fundo na avaliação do processamento auditivo, e nas habilidades de linguagem de compreensão oral e emissão oral nos testes de vocabulário e fonologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Priscila Cibian, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2011). Estagiou no Ambulatório de Fonoaudiologia do Hospital São Paulo, atuando por meio período em 2010 e período integral em 2011, com ênfase nas subáreas de Linguagem, Audiologia, Motricidade Orofacial, Voz, Disfagia e Saúde Coletiva. Fez o curso de especialização em Audiologia, na Universidade Federal de São Paulo (Fevereiro de 2012 a Fevereiro de 2013). Atualmente faz mestrado no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Larissa Mendonça Agessi, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2012). Atualmente faz mestrado no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Thiliê Palácios, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2014).

Juliana Silveira Ferreira Medeiros, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2014).

Ellen Osborn, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1975) , especialização em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1976) , mestrado em Lingüística pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983) e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2012) . Atualmente é Outro - Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Fonoaudiologia , com ênfase em Linguagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, cognição, escolares, neuropsicologia.

Liliane Desgualdo Pereira, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1974), mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1985) e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1993), e Livre-Docência pela Disciplina dos Distúrbios da Audição do Departamento de Fonoaudiologia da UNIFESP(2005) . Atualmente é Professor Associado da Escola Paulista de Medicina -Universidade Federal de São Paulo. É parecerista ad hoc dos periódicos : CODAS, publicação oficial da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia ISSN 2317-1782 (continuação do Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia ISSN 2179-6491); Audiology - Communication Research (ACR) ISSN 2317-6431 que é uma publicação técnico-científica da Academia Brasileira de Audiologia (ABA), continuação da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (RSBF) (ISSN versão online 1982-0232); e da revista Distúrbios da Comunicação Humana (PUC-SP). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: audição, percepção auditiva, testes auditivos, processamento auditivo central (neuroaudiologia) , avaliação e reabilitação auditiva dos distubios do processamento auditivo, crianças , adultos e idosos. Coordenadora do Departamento de Audição e equilibrio da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2006-2007).Diretora da Academia Brasilleira de Audiologia(2007-2008).Chefe do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo (2003-2009).

Publicado

2015-11-13

Como Citar

Cibian, A. P., Agessi, L. M., Palácios, T., Medeiros, J. S. F., Osborn, E., & Pereira, L. D. (2015). Processamento auditivo e avaliação de linguagem em indivíduos com a síndrome do Olho de Gato - Estudo de caso. Distúrbios Da Comunicação, 27(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/22182

Edição

Seção

Artigos