A comunicação no diagnóstico de comprometimento cognitivo leve: revisão sistemática

Autores

  • Ana Iza Gomes da Penha Sobral Universidade Federal de Pernambuco
  • Camila Moura Dantas Carréra UFPE
  • Cláudia Marina Tavares de Araújo Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Palavras-chave:

Comprometimento Cognitivo Leve, Diagnóstico, Comunicação.

Resumo

Objetivo: Apresentar as evidências científicas acerca da avaliação da comunicação no diagnóstico do Comprometimento Cognitivo Leve. Métodos: Trata-se de uma pesquisa integrativa da literatura, tendo sido realizado a partir das bases de dados PubMed, Scielo e Web of Science, com combinação dos seguintes descritores: Mild cognitive impairment, diagnosis, communication, todos cadastrados no MeSH. Não houve restrições de tempo e idioma. Foram selecionados os artigos originais que apresentassem critérios e instrumentos utilizados para o diagnóstico de Comprometimento Cognitivo Leve, sendo excluídos artigos que o associassem diretamente a doenças neurológicas e os que se direcionassem a apenas um dos tipos desse comprometimento. Resultados: Foram encontrados 5214 artigos a partir da busca de descritores, sendo 6 na Scielo, 830 na Pubmed, 4378 na Web of Science. A partir dos critérios de inclusão e de exclusão pré-estabelecidos, foram selecionados 11 artigos para esta revisão. Conclusões: Existe grande diversidade de métodos de investigação utilizados para o diagnóstico do Comprometimento Cognitivo Leve. Registra-se, no entanto, predomínio de testes que avaliam a memória, em detrimento a outras funções cognitivas, mais especificamente a comunicação. Para essa função não foi encontrado teste direcionado exclusivamente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Iza Gomes da Penha Sobral, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Psicologia Cognitiva - CFCH- UFPE; Mestre em Saúde da Comunicação Humana - CCS- UFPE; Especialista em Tecnologia Assistiva -UNICAP; Terapeuta Ocupacional - UFPE. Atualmente, atua na área de Reabilitação Cognitiva, Gerontologia e Neurociências.

Camila Moura Dantas Carréra, UFPE

Fisioterapeuta - UNICAP/PE. Especialista em Fisioterapia Hospitalar - Faculdade Redentor-RJ. Mestre em Saúde da Comunicação Humana - UFPE. Fisioterapeuta do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP).

Cláudia Marina Tavares de Araújo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1982), especialista em Motricidade Oral pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (1998), mestra em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutora em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é professora adjunto do Departamento de Fonoaudiologia - Curso de Fonoaudiologia, do Mestrado em Saúde da Comunicação Humana e do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de Pernambuco. Possui experiência na área de Fonoaudiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fonoaudiologia, Aleitamento Materno, Saúde Materno-Infantil, Desenvolvimento Infantil, Gastroenterologia e Nutrição infantil.

Publicado

2015-11-13

Como Citar

Sobral, A. I. G. da P., Carréra, C. M. D., & Araújo, C. M. T. de. (2015). A comunicação no diagnóstico de comprometimento cognitivo leve: revisão sistemática. Distúrbios Da Comunicação, 27(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/23798

Edição

Seção

Comunicações