Investigação da pausa na avaliação da fluência de leitura oral

Autores

  • Maíra Anelli Martins Doutoranda em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, FFC/UNESP, Marília, SP
  • Simone Aparecida Capellini Docente do Departamento de Fonoaudiologia e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP – Marília (SP).

Palavras-chave:

leitura, compreensão leitora, fonoaudiologia, estudantes

Resumo

Introdução: Muitos estudos sobre leitura investigam a fluência da leitura como um aspecto importante a ser observado no ensino e na avaliação durante o processo de aprendizagem devido a sua relação com o desempenho na compreensão textual. Objetivo: Esse estudo teve por objetivo mapear as ocorrências de pausas na leitura oral de escolares do Ensino Fundamental I e sua tipologia por meio da avaliação perceptiva de juízes. Material e Método: Participaram 97 escolares, duas fonoaudiólogas e uma pedagoga. A coleta de dados foi realizada com a gravação da produção oral da leitura e teste de compreensão leitora, sendo observadas as pausas realizadas por cada escolar por meio do julgamento auditivo de juízes. Resultados: Após análise estatística foi possível observar que houve concordância entre pelo menos dois juízes, porém com força de confiabilidade variando entre muito fraca e moderada. Conclusão: Tais resultados podem ser justificados pela variabilidade no conceito de pausa. Esses achados indicam a necessidade de um treinamento auditivo para professores e/ou profissionais clínicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maíra Anelli Martins, Doutoranda em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, FFC/UNESP, Marília, SP

Fonoaudióloga. Mestre em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP – Marília (SP). Doutoranda em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP – Marília (SP). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa “Linguagem, Aprendizagem e Escolaridade” e do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (LIDA) do Departamento de Fonoaudiologia – FFC/UNESP – Marília (SP).

Simone Aparecida Capellini, Docente do Departamento de Fonoaudiologia e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP – Marília (SP).

Fonoaudióloga. Livre Docente em Linguagem Escrita – Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP – Marília (SP). Docente do Departamento de Fonoaudiologia e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP – Marília (SP). Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Linguagem, Aprendizagem e Escolaridade” e do Laboratório de Investigação dos Desvios de Aprendizagem (LIDA) do Departamento de Fonoaudiologia – Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP – Marília (SP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Publicado

2016-07-06

Como Citar

Martins, M. A., & Capellini, S. A. (2016). Investigação da pausa na avaliação da fluência de leitura oral. Distúrbios Da Comunicação, 28(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/26421

Edição

Seção

Artigos