Investigação da pausa na avaliação da fluência de leitura oral
Palavras-chave:
leitura, compreensão leitora, fonoaudiologia, estudantesResumo
Introdução: Muitos estudos sobre leitura investigam a fluência da leitura como um aspecto importante a ser observado no ensino e na avaliação durante o processo de aprendizagem devido a sua relação com o desempenho na compreensão textual. Objetivo: Esse estudo teve por objetivo mapear as ocorrências de pausas na leitura oral de escolares do Ensino Fundamental I e sua tipologia por meio da avaliação perceptiva de juízes. Material e Método: Participaram 97 escolares, duas fonoaudiólogas e uma pedagoga. A coleta de dados foi realizada com a gravação da produção oral da leitura e teste de compreensão leitora, sendo observadas as pausas realizadas por cada escolar por meio do julgamento auditivo de juízes. Resultados: Após análise estatística foi possível observar que houve concordância entre pelo menos dois juízes, porém com força de confiabilidade variando entre muito fraca e moderada. Conclusão: Tais resultados podem ser justificados pela variabilidade no conceito de pausa. Esses achados indicam a necessidade de um treinamento auditivo para professores e/ou profissionais clínicos.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Maíra Anelli Martins, Simone Aparecida Capellini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.