Investigação da pausa na avaliação da fluência de leitura oral
Palavras-chave:
leitura, compreensão leitora, fonoaudiologia, estudantesResumo
Introdução: Muitos estudos sobre leitura investigam a fluência da leitura como um aspecto importante a ser observado no ensino e na avaliação durante o processo de aprendizagem devido a sua relação com o desempenho na compreensão textual. Objetivo: Esse estudo teve por objetivo mapear as ocorrências de pausas na leitura oral de escolares do Ensino Fundamental I e sua tipologia por meio da avaliação perceptiva de juízes. Material e Método: Participaram 97 escolares, duas fonoaudiólogas e uma pedagoga. A coleta de dados foi realizada com a gravação da produção oral da leitura e teste de compreensão leitora, sendo observadas as pausas realizadas por cada escolar por meio do julgamento auditivo de juízes. Resultados: Após análise estatística foi possível observar que houve concordância entre pelo menos dois juízes, porém com força de confiabilidade variando entre muito fraca e moderada. Conclusão: Tais resultados podem ser justificados pela variabilidade no conceito de pausa. Esses achados indicam a necessidade de um treinamento auditivo para professores e/ou profissionais clínicos.
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Copyright (c) 2016 Maíra Anelli Martins, Simone Aparecida Capellini
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