Desenvolvimento da linguagem na síndrome de Down: análise da literatura

Autores

  • Ivonaldo Leidson Barbosa Lima Programa de Pós-Graduação em Linguística / Universidade Federal da Paraíba
  • Isabelle Cahino Delgado Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba
  • Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i2p354-364

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Linguagem, Desenvolvimento da Linguagem, Síndrome de Down

Resumo

A síndrome de Down é uma condição genética resultante da presença extra de um cromossomo 21, que pode gerar diversos problemas de saúde durante o desenvolvimento do sujeito. Uma dessas alterações é o atraso no desenvolvimento da linguagem e cognição da criança, que apresenta um déficit maior na linguagem expressiva do que na compreensiva. Por isso, a intervenção fonoaudiológica precoce é essencial para a promoção de uma melhor habilidade comunicativa do sujeito com a síndrome. Nesse sentido, este estudo objetivou analisar as produções científicas nacionais acerca do desenvolvimento da linguagem e comunicação na síndrome de Down e intervenções precoces nessa população. Para isso, foi realizada uma busca em bases de dados de artigos, teses e dissertações, utilizando a combinação dos descritores “linguagem”, “síndrome de Down” e “desenvolvimento da linguagem”. Foram obtidas 106 publicações que tiveram seus títulos e resumos analisados. Após essa análise inicial, foi identificado que 20 estudos contemplavam a temática pesquisada, estes foram analisados integralmente. Constatou-se que é consensual a presença de um déficit no desenvolvimento da linguagem, quando comparado com o processo de crianças com desenvolvimento típico; que há um maior uso das produções gestuais nessa população e isso pode favorecer a aquisição lexical; e que a intervenção fonoaudiológica é eficaz no desenvolvimento da linguagem na síndrome de Down.

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Biografia do Autor

Ivonaldo Leidson Barbosa Lima, Programa de Pós-Graduação em Linguística / Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Fonoaudiologia. Mestre e Doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Isabelle Cahino Delgado, Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ (2002) e Especialização em Patologias da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2004). É Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB - pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING), na Área de Concentração Teoria e Análise Linguística e Linha de Pesquisa Aquisição de Linguagem e Processamento Linguístico. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura, Escrita, Alfabetização, Letramento e Síndrome de Down, também inerentes à área de Linguística. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba, vinculada ao Departamento de Fonoaudiologia, na área de Linguagem; Tutora / Colaboradora do Curso de Letras LIBRAS da UAB (UFPB); Supervisora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (MEC/UFPB) e Líder do Núcleo de Estudos em Linguagem e Fala (NELF/CNPq).

Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem, manhês, ensino-aprendizagem, subjetividade e interação. É Bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq.

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Lima, I. L. B., Delgado, I. C., & Cavalcante, M. C. B. (2017). Desenvolvimento da linguagem na síndrome de Down: análise da literatura. Distúrbios Da Comunicação, 29(2), 354–364. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i2p354-364

Edição

Seção

Comunicações