A prevalência de hábitos orais em pré-escolares
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i1p68-76Palavras-chave:
Hábitos, Hábito de Roer Unhas, Sucção de Dedo, BruxismoResumo
Objetivo: estimar a prevalência de hábitos orais em crianças frequentadoras de pré-escolas do centro sul de Sergipe. Métodos: a amostra foi determinada após análise de cálculo amostral e constituída por 208 pré-escolares (104 do sexo feminino e 104 do masculino) frequentadores de duas pré-escolas do Centro-Sul de Sergipe (uma pública e outra privada), com idades entre dois e cinco anos. Por meio de formulário próprio entregue aos familiares, foi verificada a quantidade de pré-escolares que apresentam hábitos orais (chupeta, mamadeira, dedo, apertamento dentário, sucção de língua, bruxismo, umidificar lábios, onicofagia, morder mucosa oral e objetos), para posterior estimativa da prevalência desses hábitos. Os dados obtidos foram submetidos aos Testes de Igualdade de Proporções e Qui-quadrado, adotando-se nível de significância de 5%. Resultados: houve alta prevalência de hábitos orais (87,02%), sendo o uso da mamadeira o de maior ocorrência. O hábito de morder objetos foi mais comum no sexo feminino em pré-escolares do ensino público, não sendo reveladas diferenças estatisticamente significantes em relação aos demais hábitos com o sexo. A sucção digital esteve associada a faixas etárias menores (dois e três anos) e o bruxismo, às maiores (quatro e cinco anos). Conclusão: a alta prevalência de hábitos orais deletérios em pré-escolares justifica a ação interdisciplinar o mais precoce possível, a fim de que não haja impacto negativo no desenvolvimento do complexo crânio-oro-cervical e, consequentemente, nas funções orais.Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Géssica Calazans de Matos, Jaqueline Carvalho dos Santos, Raphaela Barroso Guedes Granzotti, Kelly da Silva, Silvia Elaine Zuim de Moraes Baldrighi, Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro César
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.