Um olhar bakhtiniano sobre a linguagem e o autismo: um estudo de caso

Autores

  • Isabela Vinhas Nascimento
  • Marcus Vinicius Borges Oliveira UFBA

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p713-725

Palavras-chave:

Autismo, Fonoaudiologia, Linguagem

Resumo

Introdução: O Autismo, atualmente denominado como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição que intriga diversos estudiosos e pesquisadores, desde os primeiros relatos realizados por Kanner e Asperger na década de 40. Considerando que uma das principais características recaem sobre a dificuldade de interação, este estudo parte da análise de um caso clínico de um sujeito autista como objetivo de compreender o modo singular como o sujeito e seu interlocutor se situam na interação dialógica. Métodos: O sujeito da pesquisa é um garoto de 7 anos de idade que teve diagnóstico de autismo leve aos dois anos de idade, e esteve em atendimento no Centro Docente Assistencial da Universidade Federal da Bahia. Os recortes dialógicos presentes no prontuário de atendimento foram estudados a partir de uma perspectiva teórica de caráter bakhtiniano que elege o enunciado, sempre situado historicamente, como unidade de análise. Discussão: A partir da análise dos dados foi possível ver uma criança que, dentro de suas condições, assume o papel de sujeito, entendendo que este está totalmente imerso na linguagem e que, portanto, mobiliza diferentes recursos linguísticos para atingir seu intuito discursivo. Conclusão: Por fim, este estudo propõe um reposicionamento na forma como a Fonoaudiologia tem tradicionalmente olhado sobre sujeito autista, não como dado ou pronto, mas singular, pleno de possibilidades e potencialidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Borges Oliveira, UFBA

Professor de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Letras e graduado em Fonoaudiologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), fez parte do CCA (Centro de Convivência de Afásicos) entre 2011 e 2015, estudando questões relacionadas ao funcionamento semântico lexical, dentro do campo da Neurolinguística de orientação enunciativo discursiva. Em 2013, participou de um estágio de pesquisa no exterior na Universidade de Bari, Itália, com os professores Augusto Ponzio e Susan Petrilli. Atualmente é membro do GELEP (Grupo de Estudos da Linguagem no envelhecimento e nas patologias) e se dedica ao estudo da relação entre memória e linguagem dentro de uma perspectiva histórico cultural, dando ênfase às questões relacionadas ao envelhecimento, na normalidade e em contextos patológicos.

Publicado

2018-12-12

Como Citar

Nascimento, I. V., & Oliveira, M. V. B. (2018). Um olhar bakhtiniano sobre a linguagem e o autismo: um estudo de caso. Distúrbios Da Comunicação, 30(4), 713–725. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p713-725

Edição

Seção

Artigos