Reflexões sobre o diagnóstico na Fonoaudiologia Educacional
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i2p225-237Palavras-chave:
Fonoaudiologia, Educação, Diagnóstico, Linguagem, MedicalizaçãoResumo
Objetivo: compreender quais conceitos de diagnóstico sustentam algumas práticas realizadas por fonoaudiólogos que atuam em instituições de ensino. Métodos: trabalho de natureza empírica e desenho estrutural qualitativo, descritivo e de corte transversal. Participaram desta pesquisa cinco fonoaudiólogos, identificados a partir da técnica snowball. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com perguntas norteadoras sobre o trabalho desenvolvido pelo profissional na área educacional e a realização de algum diagnóstico. Após a coleta, os dados foram transcritos, organizados, selecionados, categorizados e, depois, analisados. Resultados: Verifica-se que, de modo geral, os fonoaudiólogos associam o termo “diagnóstico” à realização de triagens; comparece a prática do diagnóstico clínico; e somente um informante fez menção ao diagnóstico institucional, prática esta voltada para a caracterização da instituição escolar. Não foi observada menção ao diagnóstico situacional (processo participativo que envolve o conhecimento e as experiências de vários atores) para pensar os fatores determinantes da rede explicativa dos problemas educacionais/escolares. Conclusões: destaca-se a importância do diagnóstico situacional, a fim de se realizar uma análise técnica, social, econômica e política do contexto educacional. Alicerçada pela escuta mais aberta dos diversos atores, pode-se organizar práticas que não sejam definidas a priori pelo profissional fonoaudiólogo, mas construídas no diálogo com a escola, constituindo uma prática menos medicalizante.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cáritas da Hora Pereira, Danielle Pinheiro Carvalho Oliveira, Elaine Cristina de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.