Reflexões sobre o diagnóstico na Fonoaudiologia Educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i2p225-237

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Educação, Diagnóstico, Linguagem, Medicalização

Resumo

Objetivo: compreender quais conceitos de diagnóstico sustentam algumas práticas realizadas por fonoaudiólogos que atuam em instituições de ensino. Métodos: trabalho de natureza empírica e desenho estrutural qualitativo, descritivo e de corte transversal. Participaram desta pesquisa cinco fonoaudiólogos, identificados a partir da técnica snowball. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com perguntas norteadoras sobre o trabalho desenvolvido pelo profissional na área educacional e a realização de algum diagnóstico. Após a coleta, os dados foram transcritos, organizados, selecionados, categorizados e, depois, analisados. Resultados: Verifica-se que, de modo geral, os fonoaudiólogos associam o termo “diagnóstico” à realização de triagens; comparece a prática do diagnóstico clínico; e somente um informante fez menção ao diagnóstico institucional, prática esta voltada para a caracterização da instituição escolar. Não foi observada menção ao diagnóstico situacional (processo participativo que envolve o conhecimento e as experiências de vários atores) para pensar os fatores determinantes da rede explicativa dos problemas educacionais/escolares. Conclusões: destaca-se a importância do diagnóstico situacional, a fim de se realizar uma análise técnica, social, econômica e política do contexto educacional. Alicerçada pela escuta mais aberta dos diversos atores, pode-se organizar práticas que não sejam definidas a priori pelo profissional fonoaudiólogo, mas construídas no diálogo com a escola, constituindo uma prática menos medicalizante.

  

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Biografia do Autor

Cáritas da Hora Pereira, NATESP - Núcleo de Atenção Terapêutica Social Pedagógica

  

Danielle Pinheiro Carvalho Oliveira, IBR-Instituto Bahiano de Reabilitação

  

Elaine Cristina de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Departamento Fonoaudiologia  

Publicado

2020-06-26

Como Citar

Pereira, C. da H., Oliveira, D. P. C., & Oliveira, E. C. de. (2020). Reflexões sobre o diagnóstico na Fonoaudiologia Educacional. Distúrbios Da Comunicação, 32(2), 225–237. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i2p225-237

Edição

Seção

Artigos