Reflexões sobre o diagnóstico na Fonoaudiologia Educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i2p225-237

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Educação, Diagnóstico, Linguagem, Medicalização

Resumo

Objetivo: compreender quais conceitos de diagnóstico sustentam algumas práticas realizadas por fonoaudiólogos que atuam em instituições de ensino. Métodos: trabalho de natureza empírica e desenho estrutural qualitativo, descritivo e de corte transversal. Participaram desta pesquisa cinco fonoaudiólogos, identificados a partir da técnica snowball. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com perguntas norteadoras sobre o trabalho desenvolvido pelo profissional na área educacional e a realização de algum diagnóstico. Após a coleta, os dados foram transcritos, organizados, selecionados, categorizados e, depois, analisados. Resultados: Verifica-se que, de modo geral, os fonoaudiólogos associam o termo “diagnóstico” à realização de triagens; comparece a prática do diagnóstico clínico; e somente um informante fez menção ao diagnóstico institucional, prática esta voltada para a caracterização da instituição escolar. Não foi observada menção ao diagnóstico situacional (processo participativo que envolve o conhecimento e as experiências de vários atores) para pensar os fatores determinantes da rede explicativa dos problemas educacionais/escolares. Conclusões: destaca-se a importância do diagnóstico situacional, a fim de se realizar uma análise técnica, social, econômica e política do contexto educacional. Alicerçada pela escuta mais aberta dos diversos atores, pode-se organizar práticas que não sejam definidas a priori pelo profissional fonoaudiólogo, mas construídas no diálogo com a escola, constituindo uma prática menos medicalizante.

  

Downloads

Metrics

PDF views
143
Jun 28 '20Jul 01 '20Jul 04 '20Jul 07 '20Jul 10 '20Jul 13 '20Jul 16 '20Jul 19 '20Jul 22 '20Jul 25 '2032
| |

Biografia do Autor

Cáritas da Hora Pereira, NATESP - Núcleo de Atenção Terapêutica Social Pedagógica

  

Danielle Pinheiro Carvalho Oliveira, IBR-Instituto Bahiano de Reabilitação

  

Elaine Cristina de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Departamento Fonoaudiologia  

Publicado

2020-06-26

Como Citar

Pereira, C. da H., Oliveira, D. P. C., & Oliveira, E. C. de. (2020). Reflexões sobre o diagnóstico na Fonoaudiologia Educacional. Distúrbios Da Comunicação, 32(2), 225–237. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i2p225-237

Edição

Seção

Artigos