Reflexões sobre o diagnóstico na Fonoaudiologia Educacional
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i2p225-237Palavras-chave:
Fonoaudiologia, Educação, Diagnóstico, Linguagem, MedicalizaçãoResumo
Objetivo: compreender quais conceitos de diagnóstico sustentam algumas práticas realizadas por fonoaudiólogos que atuam em instituições de ensino. Métodos: trabalho de natureza empírica e desenho estrutural qualitativo, descritivo e de corte transversal. Participaram desta pesquisa cinco fonoaudiólogos, identificados a partir da técnica snowball. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com perguntas norteadoras sobre o trabalho desenvolvido pelo profissional na área educacional e a realização de algum diagnóstico. Após a coleta, os dados foram transcritos, organizados, selecionados, categorizados e, depois, analisados. Resultados: Verifica-se que, de modo geral, os fonoaudiólogos associam o termo “diagnóstico” à realização de triagens; comparece a prática do diagnóstico clínico; e somente um informante fez menção ao diagnóstico institucional, prática esta voltada para a caracterização da instituição escolar. Não foi observada menção ao diagnóstico situacional (processo participativo que envolve o conhecimento e as experiências de vários atores) para pensar os fatores determinantes da rede explicativa dos problemas educacionais/escolares. Conclusões: destaca-se a importância do diagnóstico situacional, a fim de se realizar uma análise técnica, social, econômica e política do contexto educacional. Alicerçada pela escuta mais aberta dos diversos atores, pode-se organizar práticas que não sejam definidas a priori pelo profissional fonoaudiólogo, mas construídas no diálogo com a escola, constituindo uma prática menos medicalizante.
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